Títulos e honrarias
Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
Geral | 14 de Julho de 2025 as 17h 42min
Fonte: Daniela Melhorança

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Coordenadoria de Mato Grosso, tem se dedicado à valorização das escritoras e jornalistas do estado por meio de ações e eventos que projetam essas profissionais em âmbito regional e nacional. Seminários, talks, salões do livro, lançamentos de obras e a presença nas Bienais do Livro são algumas das iniciativas promovidas pela entidade.
Somente em 2025, a AJEB-MT — sob a presidência da escritora Leni Chiarello Zilioto - realizou, em março, uma Talk e um Salão do Livro, e, em junho, levou um grupo de associadas à Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que também sediou o V Encontro Nacional e o IV Internacional da AJEB.
Todo esse trabalho não passou despercebido pelos deputados estaduais de Mato Grosso que fizeram questão de destacar a AJEB MT. Na noite do dia 11 de julho de 2025, a Assembleia Legislativa foi palco de um marco histórico para a literatura e o protagonismo feminino quando prestou uma homenagem à entidade em uma sessão solene extraordinária.
A cerimônia foi aberta pela deputada estadual Janaina Riva, única mulher no parlamento mato-grossense, que destacou a AJEB como uma entidade comprometida com a valorização da comunicação, do jornalismo e da literatura sob a ótica feminina. Durante o evento, as ajebianas e seus apoiadores receberam Moções de Aplauso concedidas pelo deputado Carlos Avallone.
A noite também celebrou a posse de novos associados, contou com a entrega de títulos e honrarias e marcou a realização do 1º Seminário da AJEB-MT, com a palestra “Comunicação e Saúde Mental”, que reuniu autoridades, representantes da cultura, escritoras, jornalistas, familiares e o público em geral.
Devido a compromissos parlamentares, a deputada Janaina Riva precisou se ausentar antes do encerramento, transferindo oficialmente a presidência da sessão para a escritora Leni Zilioto, que conduziu os trabalhos com firmeza e solenidade até o final.
“Foi uma honra e uma bênção da providência divina presidir uma sessão na Casa do Povo, em nível estadual, especialmente em um dia tão significativo para a AJEB-MT. Receber esse reconhecimento e ainda conduzir a cerimônia é algo que levarei com profunda gratidão e senso de missão”, declarou Zilioto.
O evento solene teve a presença da jornalista Irislene Morato, que representou a presidente nacional da AJEB, Renata Dal Bó, fortalecendo os laços entre as coordenadorias estaduais da entidade.
Fundada em 2023 e sediada em Sinop, a AJEB-MT já se destaca como uma das mais atuantes do país, com eventos itinerantes, produções autorais e mobilização permanente em defesa da cultura, da literatura e do protagonismo da mulher escritora e jornalista.
Notícias dos Poderes
Prefeito apresenta Klayton Gonçalves no Meio Ambiente e fala em modernização da pasta
16 de Julho de 2025 as 10h26Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
15 de Julho de 2025 as 15h40Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
15 de Julho de 2025 as 15h30MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20