Aposentado compulsoriamente
Juiz acusado de venda de sentenças será julgado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Geral | 30 de Setembro de 2025 as 07h 20min
Fonte: O documento

O juiz Victor Lima Pinto Coelho, da Vara Única, determinou o envio ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) da ação penal que tem como réu o juiz aposentado compulsoriamente Wendell Karielli Guedes Simplício, acusado de corrupção passiva. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (29).
Segundo a denúncia, Wendell teria solicitado propina em troca de decisões judiciais nas comarcas de Feliz Natal e Vera, entre os anos de 2005 e 2007. As investigações resultaram na abertura de um processo administrativo disciplinar, que levou à sua aposentadoria compulsória em 2015.
Além do ex-magistrado, também serão julgados pelo TJ-MT o ex-oficial de Justiça Jober Misturini, o ex-escrivão judicial Leandro Sauer e os advogados Jarbas Lindomar Rosa e Carolina Stefanello Segnor.
Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou o pedido da defesa de Wendell para trancar a ação penal. O argumento de que a acusação seria genérica foi afastado pelo ministro Antonio Saldanha Palheiro, que ressaltou que a denúncia tem como base quebra de sigilo telefônico e provas coletadas em investigação conduzida pelo próprio TJ-MT, apontando a suposta venda de sentenças.
Ao declinar da competência, o juiz Victor Coelho citou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a prerrogativa de foro deve ser mantida mesmo após a saída do cargo, desde que os fatos tenham relação com a função exercida.
“Assim sendo, em observância à determinação do STF da aplicação imediata da nova interpretação aos processos em curso, ressalvados todos os atos praticados por este Juízo com base na jurisprudência anterior, declino da competência do feito em favor do egrégio Tribunal de Justiça de Mato Grosso, considerando, para tanto, a prerrogativa de foro do réu Wendell Karielli Guedes Simplício, juiz de direito aposentado compulsoriamente”, escreveu.
“Tendo em vista o teor do Súmula n. 704 do STF, o processamento e julgamento do feito pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso se estende aos demais corréus”, acrescentou.
Notícias dos Poderes
Governador manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em MT
Mauro Mendes emitiu alerta às forças de segurança e reforçou atuação do programa Tolerância Zero
02 de Outubro de 2025 as 15h40Jovem enxadrista sinopense ganha destaque nacional e chega aos livros didáticos
02 de Outubro de 2025 as 12h21Cantor Leonardo é inocentado após ser processado por venda milionária de terrenos em MT
Há seis meses, Leonardo e empresários foram processados por vender terrenos no valor de R$ 48 milhões em Querência
02 de Outubro de 2025 as 12h14Estudante de Direito morre após quase dois meses internada
Acidente foi registrado por câmera de segurança
02 de Outubro de 2025 as 06h14Bebê cai do terceiro andar de prédio em MT e é socorrido em estado grave
Criança foi socorrida em estado grave após cair da varanda de um apartamento no terceiro andar, em Cuiabá
02 de Outubro de 2025 as 06h10Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes
Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, a pesca amadora e profissional está proibida no estado
01 de Outubro de 2025 as 17h38Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15