Justiça
Justiça condena autor da morte de servidor do Detran após 15 horas de julgamento
Júri durou mais de 15 horas e terminou na madrugada desta quarta (21); crime causou comoção e mobilizou servidores do Departamento de Trânsito em todo o estado
Geral | 21 de Maio de 2025 as 09h 44min
Fonte: Redação PP

Cleomar Kort foi condenado a 17 anos e 3 meses de prisão pelo assassinato do servidor do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e vereador de Vera, Alfredo Krause. O júri popular, que durou cerca de 15 horas, foi concluído por volta de 0h20 desta quarta-feira (21), no Fórum da Comarca de Sinop. O julgamento foi transferido de Vera devido à forte comoção social.
O réu foi absolvido da acusação de dano ao patrimônio público, mas condenado por homicídio qualificado.
O crime aconteceu em 4 de outubro de 2022, dentro da sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Vera. Imagens do circuito interno de segurança mostram que Cleomar discutiu com servidores após ter o carro reprovado em uma vistoria veicular.
Insatisfeito, ele deixou o local e retornou armado com uma espingarda, disparando à queima-roupa contra Alfredo Krause, que trabalhava no setor de vistorias.
Alfredo Krause, de 58 anos, foi baleado enquanto trabalhava no setor de vistoria veicular da Circunscrição Regional de Trânsito de Vera. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento no abdômen e morreu a caminho do Hospital Regional de Sorriso.
Alfredo era servidor do Departamento Estadual de Trânsito há oito anos e exercia seu primeiro mandato como vereador no município. Casado há 25 anos, deixou uma filha, hoje com 24 anos.
Durante o julgamento, Cleomar alegou que não teve a intenção de matar e disse que queria apenas “dar um susto”. O Ministério Público, no entanto, sustentou que o crime foi motivado por futilidade e cometido com impossibilidade de defesa da vítima.
A sessão foi acompanhada por servidores do Detran-MT, parentes e lideranças sindicais. Em Vera, a unidade da Ciretran suspendeu o atendimento ao público, e servidores de diversas regiões usaram preto como forma de protesto e solidariedade. A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sinetran-MT), que lançou a campanha “Justiça por Alfredo Krause”.
Antes da sentença, a filha da vítima, Anna Clara Krause, falou com a imprensa e emocionou ao descrever a dor da família. “É uma tristeza absoluta. Ter que passar por isso, olhar para quem matou meu pai, é muito difícil. Mas a gente tem muita gente apoiando, e isso é o que realmente dá força pra nós.”
Cleomar Kort permanece preso desde o dia do crime.
Notícias dos Poderes
Levantamento do TCE-MT aponta que 87 municípios não possuem gestão ambiental descentralizada
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios aderiram à descentralização ambiental
06 de Agosto de 2025 as 17h21Case da BR-163/MT é destaque em painel sobre concessões rodoviárias durante Reunião Estratégica
Evento reuniu especialistas, gestores públicos e investidores para debater oportunidades de parcerias em infraestrutura no estado
06 de Agosto de 2025 as 17h19OAB abre nesta quinta inscrições para vaga de desembargador
Lista sêxtupla será encaminhada ao TJ, que vai reduzi-la a três; governador vai nomear um deles
06 de Agosto de 2025 as 17h125 imóveis de construtora de SC que faliu vão a leilão judicial por mais de R$ 35 milhões em MT
Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Kade Engenharia e Construções Ltda. já foi declarada falida e agora está em processo de liquidação de bens
06 de Agosto de 2025 as 16h00Celular envia alerta automático à esposa e motorista é resgatadoo após acidente em MT
Motorista estava sozinho no carro e bateu contra uma vala. A vítima foi encontrada com ferimentos e desorientada.
06 de Agosto de 2025 as 15h40MPF, MPT e MPMT promovem 1ª Jornada de Diálogos Jurídicos; veja a programação
A realização conjunta do evento pelos três ramos do Ministério Público em Mato Grosso representa um marco na cooperação interinstitucional.
06 de Agosto de 2025 as 15h20Carteira de Trabalho Digital: veja como acessar, atualizar e verificar se está assinada
Documento digital substitui versão física e facilita consulta a vínculos empregatícios; veja passo a passo para uso correto
06 de Agosto de 2025 as 14h53CNJ aposenta juiz de Mato Grosso por desvios de conduta
Raphael Casella respondia a cinco Processos Administrativos Disciplinares (PADs) no Conselho
06 de Agosto de 2025 as 14h45