Denunciação caluniosa
Justiça de MT envia ao STJ processo contra ex-governador na 'Grampolândia Pantaneira'
Geral | 20 de Maio de 2025 as 18h 29min
Fonte: O documento

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou o envio ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) da ação penal contra o ex-governador Pedro Taques, acusado de denunciação caluniosa contra o promotor de Justiça Mauro Zaque.
O caso está relacionado ao escândalo de escutas ilegais conhecido como “Grampolândia Pantaneira”. A decisão foi publicada nesta terça-feira (20).
Segundo o magistrado, como os fatos atribuídos a Taques ocorreram durante seu mandato e em razão das funções do cargo, o caso deve ser julgado pelo STJ, conforme entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre foro privilegiado.
“Ante o exposto, com fundamento na tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal em relação ao foro por prerrogativa de função, remetam-se os autos ao Superior Tribunal de Justiça, possibilitando a análise sobre a sua competência para processar e julgar a presente ação penal”, decidiu o juiz.
Além da denunciação caluniosa, o Ministério Público Estadual (MPE) também havia denunciado Taques por embaraço à investigação, mas essa parte da acusação foi rejeitada. A Justiça também declarou extinta a punibilidade do crime de prevaricação por prescrição.
O MPE recorreu da rejeição parcial da denúncia. Porém, antes de analisar o recurso e avaliar um eventual Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), o juiz reconheceu sua incompetência para julgar o caso.
O caso
Pedro Taques acusou Mauro Zaque de fraudar a numeração de um documento no Protocolo Geral do Estado relacionado a uma denúncia sobre interceptações telefônicas ilegais. À época, Zaque era secretário de Segurança Pública na gestão Taques e foi o responsável por denunciar o suposto esquema de escutas clandestinas.
O Ministério Público investigou a acusação feita por Taques, mas concluiu, com base em depoimentos e laudo da Controladoria-Geral do Estado, que não houve qualquer irregularidade por parte de Zaque. O procedimento foi arquivado pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), então coordenado pelo promotor de Justiça Antonio Sérgio Cordeiro Piedade.
Notícias dos Poderes
Levantamento do TCE-MT aponta que 87 municípios não possuem gestão ambiental descentralizada
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios aderiram à descentralização ambiental
06 de Agosto de 2025 as 17h21Case da BR-163/MT é destaque em painel sobre concessões rodoviárias durante Reunião Estratégica
Evento reuniu especialistas, gestores públicos e investidores para debater oportunidades de parcerias em infraestrutura no estado
06 de Agosto de 2025 as 17h19OAB abre nesta quinta inscrições para vaga de desembargador
Lista sêxtupla será encaminhada ao TJ, que vai reduzi-la a três; governador vai nomear um deles
06 de Agosto de 2025 as 17h125 imóveis de construtora de SC que faliu vão a leilão judicial por mais de R$ 35 milhões em MT
Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Kade Engenharia e Construções Ltda. já foi declarada falida e agora está em processo de liquidação de bens
06 de Agosto de 2025 as 16h00Celular envia alerta automático à esposa e motorista é resgatadoo após acidente em MT
Motorista estava sozinho no carro e bateu contra uma vala. A vítima foi encontrada com ferimentos e desorientada.
06 de Agosto de 2025 as 15h40MPF, MPT e MPMT promovem 1ª Jornada de Diálogos Jurídicos; veja a programação
A realização conjunta do evento pelos três ramos do Ministério Público em Mato Grosso representa um marco na cooperação interinstitucional.
06 de Agosto de 2025 as 15h20Carteira de Trabalho Digital: veja como acessar, atualizar e verificar se está assinada
Documento digital substitui versão física e facilita consulta a vínculos empregatícios; veja passo a passo para uso correto
06 de Agosto de 2025 as 14h53CNJ aposenta juiz de Mato Grosso por desvios de conduta
Raphael Casella respondia a cinco Processos Administrativos Disciplinares (PADs) no Conselho
06 de Agosto de 2025 as 14h45