Novas regras
Lula assina decreto que muda regras do vale-refeição e alimentação; confira novidades
Cartões terão de funcionar em qualquer maquininha em até um ano; nova regra deve reduzir tarifas e ampliar aceitação em restaurantes e mercados
Geral | 11 de Novembro de 2025 as 20h 27min
Fonte: Noticias R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (11) um decreto que atualiza o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) e muda as regras do vale-refeição e vale-alimentação.
O objetivo, segundo o governo, é dar mais transparência e equilíbrio ao sistema, reduzindo tarifas cobradas pelas operadoras, aumentando a concorrência e garantindo mais liberdade de escolha para os trabalhadores e estabelecimentos.
O novo decreto deve beneficiar ao menos 22 milhões de trabalhadores e 320 mil empresas cadastradas no programa.
Entre as principais mudanças está a interoperabilidade entre bandeiras. Em até 360 dias, qualquer cartão de vale-refeição ou alimentação deverá funcionar em qualquer maquininha, independentemente da operadora. Isso significa que o trabalhador poderá usar seu cartão em mais locais, e os estabelecimentos não precisarão ter contratos com várias empresas diferentes.
Para os trabalhadores, o valor do benefício não muda e continua exclusivo para alimentação — o uso para outros fins, como academias, farmácias ou cursos, segue proibido.
De acordo com o governo, também segue proibido o pagamento em dinheiro. O objetivo é garantir que o PAT mantenha sua função original: ajudar o trabalhador a ter acesso a refeições e alimentação de qualidade, sem desvio da finalidade.
Alterações em taxas
Outra mudança é sobre o teto de taxas cobradas pelas operadoras: os estabelecimentos, como restaurantes e mercados, só poderão pagar até 3,6% por transação, e a tarifa de intercâmbio não poderá ultrapassar 2%.
Essas regras valem para todo o mercado e devem reduzir custos e distorções que hoje encarecem os preços para os consumidores.
O decreto também reduz o prazo de repasse financeiro aos estabelecimentos: o pagamento das vendas feitas com vale-refeição ou alimentação deverá ocorrer em até 15 dias corridos, e não mais 30, como acontece hoje. Essa medida, que entra em vigor em até 90 dias, deve melhorar o fluxo de caixa de restaurantes, padarias e mercados.
As operadoras que atendem mais de 500 mil trabalhadores terão de abrir seus sistemas em até 180 dias, permitindo que outras empresas participem do arranjo de pagamento. A ideia é quebrar monopólios e estimular a concorrência no setor, que é dominado por poucas bandeiras.
O decreto também proíbe práticas comerciais abusivas, como descontos indevidos, benefícios financeiros entre operadoras e empregadores, prazos de pagamento irregulares e vantagens não relacionadas à alimentação. Essas regras passam a valer imediatamente.
O Executivo diz que as empresas que concedem o vale não terão aumento de custos nem precisarão alterar os contratos, mas deverão seguir os novos prazos de adequação.
A fiscalização das novas regras ficará a cargo do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho. Caberá também ao Comitê Gestor Interministerial do PAT regulamentar os detalhes técnicos e acompanhar a implementação das mudanças.
Notícias dos Poderes
TCE-MT regulamenta fiscalização das emendas parlamentares estaduais e municipais
Resolução Normativa estabelece regras para garantir transparência, rastreabilidade e conformidade das transferências
11 de Novembro de 2025 as 20h20Avião militar desintegra no ar antes de cair com 20 pessoas
Causas da queda são investigadas
11 de Novembro de 2025 as 19h50Caminhão tomba, pega fogo em rodovia e deixa dois feridos em MT
Vítimas foram socorridas pelo Samu
11 de Novembro de 2025 as 16h17Bombeiros auxiliam gestante em trabalho de parto e bebê nasce dentro de viatura em Sinop
Após os primeiros cuidados, mãe e filho foram encaminhados a uma unidade hospitalar; ambos passam bem
11 de Novembro de 2025 as 15h09Esposa e filhos são condenados por homicídio de produtor rural
11 de Novembro de 2025 as 13h36Motorista passa mal e capota carro em cidade de MT
Mulher voltava para casa após o trabalho quando perdeu o controle do veículo
11 de Novembro de 2025 as 12h41Menino de 7 anos morre atropelado por caminhão de lixo em MT
Vítima foi socorrida por populares
11 de Novembro de 2025 as 12h38Inmet emite três alertas de chuva e tempestade para Mato Grosso
Avisos preveem chuva de até 50 milímetros por dia, ventos de 60 km/h risco de granizo
11 de Novembro de 2025 as 12h05