Caso inusitado
Mãe de bebê reborn tem 'licença-maternidade' negada e entra na Justiça na Bahia
Advogados argumentam que, embora não gestado biologicamente, o bebê reborn
Geral | 29 de Maio de 2025 as 07h 06min
Fonte: O tempo

Uma recepcionista de 32 anos de Salvador (BA) entrou na Justiça contra a empresa em que trabalha há cinco anos porque não conseguiu aprovação para licença-maternidade referente à sua bebê reborn. A reclamante afirma que, após esse pedido, passou a ser vítima de escárnio por parte dos colegas de trabalho e, por isso, pede rescisão indireta - ou seja, quer ser demitida e receber todos os direitos, como a multa de 40% sobre o FGTS.
A reportagem teve acesso à ação, apresentada ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Nela, os advogados argumentam que a recepcionista “constituiu, com legítimo afeto, profundo vínculo materno com sua filha reborn, bebê que, que chama-se Olívia, embora não gestado biologicamente, é fruto da mesma entrega emocional, do mesmo investimento psíquico e do mesmo comprometimento afetivo que toda maternidade envolve”.
Afirmam ainda que “o bebê reborn, artisticamente criado, não é mero objeto inanimado. É, para a reclamante, sua filha. É portadora de nome, vestida com ternura, acolhida nos braços e no seio emocional da autora, que dela cuida, vela, embala e protege, como qualquer mãe”.
De acordo com os advogados, a maternidade de afeto é protegida pelo princípio da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da Constituição Federal) e pelo direito ao livre desenvolvimento da personalidade (art. 5º, X).
De acordo com a legislação brasileira, a licença-maternidade é o direito de afastamento do trabalho para a mulher que está grávida, com duração de 120 dias, sem prejuízo do salário e do emprego. Pode ter início até 28 dias antes do parto, ou a partir do dia do nascimento. O direito se estende para quem teve um filho natimorto ou para quem adota uma criança.
Notícias dos Poderes
Aeroporto de VG fecha no período noturno para manutenção e prejudica voos
O remanejamento dos voos durante o período de obras tem causado atrasos, cancelamentos e diversos transtornos aos passageiros.
02 de Agosto de 2025 as 09h30Academia é condenada em R$ 100 mil por cobrança extra
01 de Agosto de 2025 as 17h04Prefeito de Cuiabá e homem trans 'batem-boca' por causa de pronome neutro
01 de Agosto de 2025 as 15h54Mato Grosso tem redução de 70% nos focos de calor em julho; menor índice em 27 anos
Clima ajudou para a redução, mas impacto também é resultado da política de tolerância zero contra os crimes ambientais
01 de Agosto de 2025 as 15h48Gasolina com 30% de etanol entra em vigor a partir desta sexta-feira
Governo afirma que economia para o consumidor final pode chegar até R$ 0,20 por litro de gasolina comum
01 de Agosto de 2025 as 15h13Conselheiro Antonio Joaquim articula nova luta para ampliar recursos da educação infantil em 2025
34 municípios já aderiram ao edital do governo estadual para construção de creches, mas recurso previsto não será suficiente
01 de Agosto de 2025 as 15h07Lançada a campanha de renegociação de dívidas e de incentivo à educação financeira
01 de Agosto de 2025 as 14h43Governador sanciona lei que congela valores do Fethab
Medida garante previsibilidade ao setor agropecuário ao manter fixo o valor da contribuição de fundo estadual
01 de Agosto de 2025 as 14h31