Vítimas de 2024 e 2025
Mais de 50 mudas plantadas em homenagem a vítimas de feminicídio em MT são arrancadas
Árvores foram colocadas em uma área lateral ao Parque Tia Nair, em Cuiabá, em março deste ano. O número é referente à quantidade de mulheres mortas entre 2024 e 2025.
Geral | 20 de Maio de 2025 as 18h 32min
Fonte: Redação G1-MT

Mudas de ipês roxos plantadas em uma ação do Ministério Público do Estado em homenagem às vítimas de feminicídio em Mato Grosso foram arrancadas após um desencontro de informações sobre a posse do terreno. As 53 árvores foram colocadas em uma área lateral ao Parque Tia Nair, em Cuiabá, em março deste ano. O número é referente à quantidade de mulheres mortas entre 2024 e 2025.
Inicialmente, segundo o MP, a prefeitura afirmou que o terreno em questão pertencia ao município e que havia planos de incorporá-lo ao parque. Por isso, à época, pediu que as mudas fossem plantadas naquela área. No entanto, o verdadeiro proprietário apareceu e realizou a retirada das plantas com autorização da própria prefeitura, de acordo o Ministério Público. No lugar das plantas, deve ser contruída uma calçada.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que as mudas foram retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, porque teriam avançado 70 centímetros de uma propriedade particular.
"Todas as mudas estão cuidadosamente guardadas no Horto Florestal Tote Garcia e serão replantadas em breve em outro espaço, com a participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que é autor da homenagem prestada à época, simbolizando as vítimas de feminicídio", diz a nota.
Ainda segundo o Ministério Público, a promotora responsável pelo projeto 'Em Memória Delas' informou que deverá representar judicialmente contra os envolvidos na ação, incluindo a gestão municipal.
O MP disse ainda que recolheu as mudas arrancadas e as levará para uma área localizada na Avenida João de Barro. O novo local possui cerca de 1.300 metros, tamanho suficiente para acomodar o plantio.
"Ressaltamos que a prefeitura autorizou a retirada das mudas, e o Ministério Público está adotando as providências cabíveis para apurar os fatos e eventuais responsabilidades. Diante da situação, as mudas de Ipê-Roxo foram recolhidas e estão sendo armazenadas no Horto Florestal até que um novo local seja definido", disse o MP, em nota.
Notícias dos Poderes
Levantamento do TCE-MT aponta que 87 municípios não possuem gestão ambiental descentralizada
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios aderiram à descentralização ambiental
06 de Agosto de 2025 as 17h21Case da BR-163/MT é destaque em painel sobre concessões rodoviárias durante Reunião Estratégica
Evento reuniu especialistas, gestores públicos e investidores para debater oportunidades de parcerias em infraestrutura no estado
06 de Agosto de 2025 as 17h19OAB abre nesta quinta inscrições para vaga de desembargador
Lista sêxtupla será encaminhada ao TJ, que vai reduzi-la a três; governador vai nomear um deles
06 de Agosto de 2025 as 17h125 imóveis de construtora de SC que faliu vão a leilão judicial por mais de R$ 35 milhões em MT
Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Kade Engenharia e Construções Ltda. já foi declarada falida e agora está em processo de liquidação de bens
06 de Agosto de 2025 as 16h00Celular envia alerta automático à esposa e motorista é resgatadoo após acidente em MT
Motorista estava sozinho no carro e bateu contra uma vala. A vítima foi encontrada com ferimentos e desorientada.
06 de Agosto de 2025 as 15h40MPF, MPT e MPMT promovem 1ª Jornada de Diálogos Jurídicos; veja a programação
A realização conjunta do evento pelos três ramos do Ministério Público em Mato Grosso representa um marco na cooperação interinstitucional.
06 de Agosto de 2025 as 15h20Carteira de Trabalho Digital: veja como acessar, atualizar e verificar se está assinada
Documento digital substitui versão física e facilita consulta a vínculos empregatícios; veja passo a passo para uso correto
06 de Agosto de 2025 as 14h53CNJ aposenta juiz de Mato Grosso por desvios de conduta
Raphael Casella respondia a cinco Processos Administrativos Disciplinares (PADs) no Conselho
06 de Agosto de 2025 as 14h45