Atos antidemocráticos
Ministro do STF autoriza mato-grossense com depressão a cumprir pena em hospital
Maria do Carmo Silva foi condenada a 14 anos de prisão por participação nos atos em Brasília em janeiro de 2023
Geral | 21 de Fevereiro de 2025 as 08h 22min
Fonte: O documento

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a professora Maria do Carmo da Silva, moradora de Tangará da Serra, a cumprir sua pena em um hospital penitenciário. Ela foi condenada a 14 anos de prisão, em regime inicial fechado, em março do ano passado, por participação nos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes e publicada nesta quinta-feira (20), atendendo um pedido da defesa da professora, que tem quadro depressivo grave.
No mês passado, Moraes havia determinado que Maria do Carmo cumprisse a pena em uma unidade prisional, negando a continuidade da prisão domiciliar.
A defesa recorreu apresentando um novo relatório médico, que aponta risco de autoagressão, atentado contra a própria vida, além de necessidade de permanecer em vigilância integral.
“Diante do exposto, considerando as alegações da defesa em relação ao quadro de saúde de Maria do Carmo da Silva e verificando a necessidade de tratamento médico contínuo e vigilância integral, determino o início do cumprimento da pena de reclusão, em regime fechado, em relação à ré Maria do Carmo da Silva, a ser cumprida em Hospital Penitenciário”, decidiu Moraes.
“Oficie-se ao Juízo da Execução da Comarca de Tangará da Serra/MT com cópia desta decisão, bem como da proferida em 18/12/2024, para ciência e adoção das providências cabíveis”, acrescentou.
A condenação
De acordo com a decisão, a participação da professora nas depredações ficou comprovada no seu próprio depoimento na Polícia e em juízo.
Nos interrogatórios, Maria do Carmo confirmou que ficou quase dois meses acampada no QG do Exército, em Brasília, por não aceitar ideologia de gênero nas escolas, liberação das drogas, do aborto, que segundo ela, é defendido pelo atual governo.
Ela negou participação no quebra-quebra dizendo que entrou no Palácio do Planalto com uma Bíblia nas mãos para orar, o que foi refutado pelo STF.
Notícias dos Poderes
Acompanhante relata tentativa de calote de vereador em Cuiabá
Thay Moura disse em podcast que precisou ir até a Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento de programa de um parlamentar cuiabano
25 de Agosto de 2025 as 20h41Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
26 de Agosto de 2025 as 07h23Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48