Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 21 de Outubro de 2025

Menu

Aumento das temperaturas

Mosquitos são vistos pela primeira vez na Islândia: 'A fortaleza caiu'

Agora, só a Antártica permanece livre desses insetos transmissores de várias doenças

Geral | 22 de Outubro de 2025 as 07h 00min
Fonte: Extra Globo

Foto: Reprodução/Facebook; AFP

Pela primeira vez, mosquitos foram descobertos na Islândia. O aumento das temperaturas torna o país congelado mais hospitaleiro para os mosquitos.

A idílica ilha escandinava era anteriormente o único país do planeta onde os mosquitos não estavam presentes, informou o jornal britânico "Guardian". Agora, a única região livre desses insetos, capazes de transmitir várias doenças, é a Antártica.

Os mosquitos foram identificados por Björn Hjaltason, um entusiasta da ciência que publicou uma sinopse sobre a "invasão" no grupo do Facebook "Insetos na Islândia".

Björn alertou que "a última fortaleza caiu", referindo-se ao histórico da Islândia de ser completamente inóspita para os insetos.

"Ao anoitecer de 16 de outubro, avistei um inseto numa fita de vinho tinto (uma armadilha usada para atrair mariposas)", disse Björn, segundo o "Iceland Review". “Suspeitei imediatamente do que estava acontecendo e rapidamente o coletei. Era uma fêmea", acrescentou.

"Três deles vieram direto para o meu jardim; provavelmente havia mais", acrescentou o islandês, de acordo com o Iceland "Monitor".

Björn enviou então os insetos capturados para Matthías Alfreðsson, entomologista do Instituto de Ciências Naturais da Islândia, que confirmou que se tratava de mosquitos da espécie Culiseta annulata.

Especialistas já alertavam havia algum tempo sobre a possibilidade de esses insetos se estabelecerem no país devido à existência de habitats favoráveis para reprodução, como pântanos e lagoas. O aumento das temperaturas na Islândia tem sido alarmante, com uma taxa de aquecimento quatro vezes superior à média do restante do Hemisfério Norte.

Apesar da descoberta, muitas espécies de mosquitos podem não resistir às rigorosas condições climáticas locais.

 

Não está claro como os mosquitos chegaram ao deserto congelado da Islândia. Björn suspeita que eles possam ter vindo de Grundartangi, um centro industrial onde "as coisas geralmente chegam em navios e contêineres".

Globalmente, o aumento da temperatura tem facilitado a proliferação de diversas espécies de mosquitos. Recentemente, no Reino Unido, foram encontrados ovos do Aedes aegypti e do Aedes albopictus. Essas espécies invasivas são conhecidas por serem vetores de doenças tropicais como dengue, chikungunya e o vírus da zika.