Na mira
MP pede relatórios sobre situação da Usina de Colíder
Órgão solicitou informações referente a segurança e aos impactos ambientais
Geral | 19 de Agosto de 2025 as 17h 10min
Fonte: Redação com Assessoria

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio das Promotorias de Justiça de Colíder, Nova Canaã do Norte, Cláudia e Itaúba, instaurou notícia de fato para apurar e acompanhar as condições de segurança da Usina Hidrelétrica de Colíder, localizada no Rio Teles Pires.
A medida foi motivada por comunicado público da Eletrobrás informando que a barragem da usina se encontra em nível de segurança Alerta, após intercorrências envolvendo os drenos do sistema e saída de material do subsolo. Em razão disso, houve redução preventiva do nível do reservatório e ativação do Plano de Ação Emergencial (PAE).
Diante da gravidade da situação e dos potenciais riscos à vida humana e ao meio ambiente, o MPMT pediu à Eletrobrás relatórios técnicos atualizados sobre os problemas ocorridos nos drenos e medidas emergenciais já adotadas. Também foi solicitada cópia integral do Plano de Ação Emergencial da barragem e do Plano de Segurança da Barragem, os relatórios de segurança de barragens e estudos ambientais elaborados nos últimos cinco anos. Foi estabelecido um prazo de cinco dias para o envio das informações.
À Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Agência Nacional de Águas (ANA), foram solicitadas informações sobre fiscalizações realizadas, autos de infração e medidas de acompanhamento, com um prazo de dez dias para encaminhamento ao MPMT.
No caso da Defesa Civil Estadual, foram requisitadas informações sobre o mapeamento de áreas e comunidades em risco e medidas protetivas em curso; e, no caso da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), foram solicitados os dados sobre impactos ambientais constatados e ações de mitigação, também com um prazo de dez dias.
Ainda à Eletrobrás, também foi requisitado o envio de relatórios diários sobre o monitoramento do reservatório e da estrutura da barragem, além dos pareceres de especialistas independentes.
Por fim, o MPMT solicitou ao Centro de Apoio Operacional a designação de equipe técnica para realizar vistoria presencial na usina, com o objetivo de avaliar as condições de segurança, impactos ambientais e riscos à população.
O procedimento é conduzido pelos promotores de Justiça Graziella Salina Ferrari, Álvaro Padilha de Oliveira, Edinaldo dos Santos Coelho e Márcio Schimiti Chueire.
Nesta segunda-feira (18), os membros do Ministério Público estiveram reunidos com diretores da Eletrobrás. O diálogo ocorreu após a alteração do status de segurança anunciado pela concessionária que identificou danos em cinco dos 70 drenos que compõem o sistema da usina.
Notícias dos Poderes
Festival de praia é cancelado após usina hidrelétrica reduzir nível de reservatório por alerta de segurança em MT
Por medida de segurança, Usina Hidrelétrica Colíder deve abaixar o nível do reservatório em até 17 metros e 54 centímetros por dia durante 33 dias.
19 de Agosto de 2025 as 19h04STF derruba lei de Mato Grosso sobre veículos apreendidos após pedido do governo
Suprema Corte declarou inconstitucional a norma aprovada pela Assembleia Legislativa que tratava da destinação de veículos em pátios de retenção
19 de Agosto de 2025 as 18h59Mato Grosso tem 22 municípios que podem perder território com as novas demarcações de terras indígenas
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, pontuou que novas demarcações de terras definidas pela Funai só poderiam acontecer com força de aprovação no Congresso Nacional
20 de Agosto de 2025 as 06h49TCE determina suspensão de consignados por mais 120 dias e aprova normativa para proteger servidores
Relatadas pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, as medidas consolidam encaminhamentos da Mesa Técnica nº 04/2025, que trata do superendividamento dos servidores do estado
20 de Agosto de 2025 as 07h10Sema abre inscrições para 2º Workshop Estadual sobre Segurança de Barragens em Sinop
Evento gratuito acontece no dia 3 de setembro e busca fortalecer a cultura da segurança de barragens em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 07h25Sem análise completa, TCE deve barrar volta de descontos dos consignados em MT
Durante a reunião, Janaina reforçou o apelo da Assembleia para que nenhum desconto em folha seja retomado enquanto os contratos não forem integralmente auditados
19 de Agosto de 2025 as 14h49Sérgio Ricardo destaca suspensão da Moratória da Soja pelo Cade e reforça atuação do TCE-MT sobre o tema
Em nota técnica assinada nesta segunda-feira (18), o Cade acusou 30 exportadoras de formação de cartel e duas associações representativas de indução à conduta uniforme
19 de Agosto de 2025 as 14h15