Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 28 de Abril de 2025

Menu

Desenvolvimento sustentável

MT lança Estudo de Inteligência Territorial e Hídrica

O objetivo do projeto é potencializar, desenvolver, apoiar e subsidiar informações e infraestrutura para realizações de estudos

Geral | 07 de Agosto de 2023 as 16h 37min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), lança nesta terça-feira (08/08), o projeto Estudo de Inteligência Territorial e Hídrica para Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Irrigada de Mato Grosso, em parceria com a Universidade de Viçosa, Instituto Federal de Educação, Universidade de Nebraska e Imafir.

Mato Grosso dispõe de três unidades hidrográficas principais que são: a Região Hidrográfica do Paraguai abrangendo 19,6% da superfície estadual, a Região Hidrográfica Amazônica, com 65,7% do território e a região Tocantins Araguaia, com 14,7% da superfície do Estado, com inúmeros rios, aquíferos e nascentes.

O objetivo do projeto é potencializar, desenvolver, apoiar e subsidiar informações e infraestrutura para realizações de estudos e avaliações de campo da disponibilidade de recursos hídricos e edafoclimáticas que permitam informações que possam subsidiar o crescimento e desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no Mato Grosso.

São três fases integradas e complementares, sendo:

Fase 1 envolve as bacias do Rio das Mortes e do Alto Teles Pires (Polo Irrigação do Centro Sul do MT e do Alto Teles Pires).

Fase 2 com estudos nos Polos de Irrigação do Araguaia-Xingú, do Alto Jurema, do Guaporé e porção norte da Região do Pantanal. Nestas duas fases serão desenvolvidos estudos completos e integrados dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, do clima, do uso do solo, da irrigação e da agricultura irrigada e governança para subsidiar a expansão sustentável da agricultura irrigada.

Fase 3 completa todo território do estado envolvendo estudos com base em dados secundários, com menor nível de detalhamento, mas que possibilitarão governança efetiva através de planejamento de novas fases de estudo com aprofundamento das análises.