Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 20 de Julho de 2025

Menu

'Balançou tudo'

Município de MT registra terremoto de 4,5 na Escala Richter

Terremoto foi considerado de média intensidade. Para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus na escala Richter.

Geral | 02 de Março de 2025 as 16h 54min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Divulgação

Um terremoto de 4,5 na Escala Richter, considerado de média intensidade, foi registrado nesse sábado (1º), em Poconé, a 104 km de Cuiabá, conforme a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O último tremor de terra registrado em Mato Grosso ocorreu em em Ribeirão Cascalheira, no dia 24 de abril de 2024 e teve magnitude 3,2.

Ao g1, moradores da região relataram ter sentido o tremor. De acordo com o comerciante Deni Geloni, o abalo sísmico ocorreu por volta das 5h, mas teve uma duração breve.“Conversei com o pessoal, vizinhos e todos sentiram. Durou uns três ou quatro segundos, foi rápido mas forte e balançou tudo!”, relata.

Segundo o professor do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (Unb), Marcelo Peres Rocha, o tremor aconteceu em uma das regiões sísmicas do Brasil, mas não há razão para pânico.“Essa região do pantanal é uma região de afinamento litosférico, e sendo assim, é uma região em que os esforços acumulados pelos processos tectônicos são liberados com maior facilidade. Apesar disso, não estamos em borda de placa, onde terremotos de maior magnitude ocorrem”, explica.

 

MT registrou um dos maiores terremotos do Brasil

Em 1955, um dos maiores terremotos registrados no Brasil ocorreu na região da Serra do Tombador, 370 km ao norte de Cuiabá. A magnitude atingiu 6,2 graus na Escala Richter, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil.

 

Terremoto x tremor de terra

O Serviço Geológico do Brasil informou que quando um terremoto é de baixa intensidade, chama-se de abalo sísmico ou tremor de terra. Mas, a origem e a natureza são exatamente as mesmas, diferenciando apenas pela extensão da área de ruptura.

O terremoto provoca o surgimento de ondas sísmicas, que se propagam em todas as direções. Elas podem ser de dois tipos, as ondas primárias (ondas P) e as ondas secundárias (ondas S).

O tamanho relativo dos sismos é chamado de magnitude. Ela é medida usando-se a chamada Escala Richter, criada em 1935, por Charles Richter.

deposit pulsa

slot toto

situs toto

slot thailand

kembangtoto

situs kembangtoto

situs toto

toto 4d

slot pulsa

situs toto

toto 4d

toto togel

togel thailand

deposit 5000

situs toto

deposit pulsa

situs toto

slot depo 5k

situs toto

toto togel

slot toto

slot pulsa

toto togel

Slot Deposit Qris

toto 4d

situs toto slot

situs toto

situs toto

Bandar togel

slot toto

slot toto

slot toto

Slot depo 5k

deposit 5000

Toto togel

Slot deposit 5000

Situs slot resmi

situs toto

toto 4d

kembangtoto

situs toto

deposit 5000