Novo Modelo
Municípios vão assumir a gestão do Hospital de Sinop
Consórcio de Saúde fará a administração do Hospital Regional
Geral | 17 de Março de 2025 as 17h 17min
Fonte: Jamerson Miléski

Um novo modelo de gestão dos hospitais regionais será experimentado pelo Governo de Mato Grosso no Hospital Regional de Sinop. Em agosto o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Teles Pires assumirá a gestão da unidade, em um projeto piloto, provocado pelo Estado.
A informação é do presidente do Consórcio e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz. Segundo ele, o consórcio foi procurado pelo governo do Estado para assumir os serviços, afim de aumentar a eficiência do Hospital Regional de Sinop. As conversas começaram ainda em 2024, mas inicialmente o consórcio declinou da proposta. No começo desse ano o assunto foi retomado e o consórcio acabou aceitando. “O interesse dos municípios é que o hospital funcione bem. O Governo do Estado acredita que a gestão pode ser mais eficiente com o consórcio”, pontuou Miguel.
O consórcio é formado por 16 municípios do polo Sinop. O Hospital Regional atende diretamente 37 municípios da região. Segundo Miguel, a mudança no modelo de gestão será um “projeto piloto” para a Secretaria Estadual de Saúde. Caso a performance no Hospital de Sinop seja positiva, possivelmente será multiplicado em outros regionais. Ao mesmo tempo, transmitir a gestão dos hospitais aos municípios é uma forma do Estado partilhar a responsabilidade da saúde. “Vamos trabalhar com metas, buscar a excelência. O Hospital precisa funcionar como se fosse uma empresa privada, com objetivos e controle de qualidade”, afirmou Miguel.
No formato discutido com a secretaria de Saúde, o Consórcio receberá os repasses do Governo do Estado e então procede com a contratação de equipe e insumos. É similar ao modelo de gestão por OSS (Organização Social de Saúde), adotado no passado, porém com o Consórcio no lugar de uma empresa. Atualmente o Estado repassa cerca de R$ 11 milhões por mês para a gestão do Hospital Regional de Sinop. Esse mesmo valor será direcionado para o Consórcio, que prestará contas trimestralmente.
A nova gestão começa em 1º de agosto. Segundo Miguel, o primeiro passo será a contratação de um diretor para o Hospital, que procederá com a formação da equipe. O presidente diz que ainda é cedo para definir quais serão as especialidades do Hospital, mas que certamente ortopedia será o carro-chefe.
Apesar da autonomia do Consórcio na gestão da unidade, o Estado continuará fazendo a regulação dos pacientes – ou seja, definindo quem e quando será atendido no Hospital.
Dedo do vice
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, é um defensor do modelo que será testado no Hospital Regional de Sinop. Ao GC Notícias, Pivetta disse que os municípios e consórcios podem fazer melhor que o Estado. “Por isso estamos acertando a transferência de gestão. Mais controle social, melhor qualidade do gasto. Mais eficiência. O povo mais bem atendido”, resumiu o vice-governador.
Notícias dos Poderes
Estudante crava lápis na cabeça de colega após briga dentro de escola no litoral de SP
Menino de 9 anos precisou ser hospitalizado para remoção do objeto. Ele levou pontos e segue em observação. Caso ocorreu em Praia Grande (SP)
20 de Agosto de 2025 as 19h59Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032
Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores
21 de Agosto de 2025 as 08h00TCE-MT emite parecer favorável às contas do Governo do Estado, mas faz alertas sobre Nova Rota do Oeste e Parque Novo Mato Grosso
Sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, o balanço foi apreciado na sessão extraordinária nesta quarta-feira
21 de Agosto de 2025 as 07h50Corolla Cross bate de frente com caminhão e homem morre na BR-163
Um passageiro que também estava no veículo foi socorrido e encaminhado ao hospital
20 de Agosto de 2025 as 17h26STF dá aval e Mato Grosso poderá expor lista de milionários que devem ao fisco estadual
20 de Agosto de 2025 as 16h38Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h
Os eventos serão realizados na Praia do Cortado, a montante (acima) do Rio Teles Pires e não terá alteração no nível da água, pois pertence ao reservatório da UHE Sinop
20 de Agosto de 2025 as 15h45Equipamentos da radioterapia chegam a Sinop
Projeção é de que unidade oferte o tratamento contra o câncer até novembro
20 de Agosto de 2025 as 15h20Festival de Praia, Romaria e Torneio de Pesca estão mantidos em Sinop
Os eventos serão realizados na Praia do Cortado, a montante (acima) do Rio Teles Pires e não terá alteração no nível da água, pois pertence ao reservatório da UHE Sinop
20 de Agosto de 2025 as 13h31