Projeto
Mutirão 'Meu Pai Tem Nome' abre inscrições nesta segunda-feira (29) em MT
O projeto oferece, de forma gratuita, serviços de reconhecimento de paternidade, além de atendimento para acordos de pensão alimentícia, guarda, direito de visitas
Geral | 29 de Junho de 2025 as 14h 35min
Fonte: Redação G1-MT

A partir da próxima segunda-feira (30 de junho), serão abertas as inscrições para o mutirão de reconhecimento de paternidade “Meu Pai Tem Nome”, a ação realizada pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) busca reduzir o número de crianças sem o nome do pai nas certidões de nascimento.
O projeto oferece, de forma gratuita, serviços de reconhecimento de paternidade, além de atendimento para acordos de pensão alimentícia, guarda, direito de visitas e outras demandas jurídicas relacionadas. Podem participar mães, pais e responsáveis legais interessados na regularização da situação civil das crianças e adolescentes.
As inscrições para casos que incluem exames de DNA estarão abertas de 30 de junho a 11 de julho, nos nove núcleos da Defensoria que participam da ação: Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Nova Mutum, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Sinop e Várzea Grande. Esses núcleos abrangem 42 localidades, entre elas 23 municípios e 19 distritos.
Já as inscrições para casos que não exigem o teste genético poderão ser feitas de 30 de junho até 1º de setembro. Para se inscrever no mutirão, os interessados devem preencher um formulário online nos canais oficiais da DPE-MT.
A coleta de exames de DNA está agendada para os dias 21 e 22 de julho, nos nove Núcleos participantes da ação. O chamado “Dia D”, data dedicada à entrega dos resultados dos testes e à realização de conciliações extrajudiciais para reconhecimento voluntário de paternidade, será realizado em 16 de agosto.
A iniciativa é aberta não apenas àqueles que participaram da coleta e aguardam os resultados, mas também a todas as pessoas maiores de idade interessadas em oficializar o reconhecimento da paternidade, seja ela civil, biológica ou afetiva.
Notícias dos Poderes
TCE-MT lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS
30 de Junho de 2025 as 20h04Real TV recebe Prêmio Destaque Empresarial e celebra reconhecimento pelo trabalho na comunicação regional
30 de Junho de 2025 as 20h02Empresa condenada após grávida perder gêmeas em frigorífico tenta reverter decisão
A BRF foi condenada a pagar R$ 150 mil de indenização por danos morais
30 de Junho de 2025 as 18h00Mudança no tráfego inicia nesta terça-feira (01.07), às 10h, no sentido Sorriso/Pará
30 de Junho de 2025 as 16h08Criança de 4 anos cai do quarto andar de navio de cruzeiro da Disney; pai pulou no mar para resgatá-la
Causas do incidente ainda são desconhecidas; tripulação concluiu o resgate com sucesso
30 de Junho de 2025 as 14h22Participante do grupo Legendários morre após passar mal durante trilha em MT
Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, sofreu uma crise convulsiva enquanto estava no evento com cerca de 150 homens.
30 de Junho de 2025 as 13h04GC Notícias é reconhecido no Prêmio Destaque Empresarial durante o Baile das ACES
30 de Junho de 2025 as 12h30Detran já atendeu mais de mil ocorrências de sinistros de trânsito via Ciosp desde fevereiro deste ano
A equipe de fiscalização do Detran-MT realiza atendimentos a sinistros de trânsito com e sem vítimas, tanto de forma presencial quanto por meio de orientações telefônicas
30 de Junho de 2025 as 11h42