Internacional
Não há sobreviventes, diz chefe dos bombeiros sobre acidente com avião e helicóptero nos EUA
Jato da American Airlines com 64 pessoas bateu no ar em aeronave do Exército com três ocupantes
Geral | 30 de Janeiro de 2025 as 10h 42min
Fonte: Noticias R7

Um grave acidente aéreo abalou a capital dos Estados Unidos, Washington, no fim da noite de quarta-feira (29). Um avião comercial da American Airlines e um helicóptero militar bateram em pleno voo nas proximidades do aeroporto Ronald Reagan, um dos principais da capital americana. As duas aeronaves caíram no rio Potomac.
No começo da manhã desta quinta-feira (30), o chefe do Corpo de Bombeiros e Serviços Médicos de Emergência de Washington, John Donnelly, informou que foram recuperados 27 corpos do avião e um do helicóptero.
Ao todo, 67 pessoas estavam a bordo das duas aeronaves. Ele afirmou que não há sobreviventes e que as operações no local passaram de resgate para recuperação de corpos.
Segundo o jornal Washington Post, os corpos recuperados estão sendo levados para uma base de helicópteros da polícia local, próxima à ponte Frederick Douglass Memorial.
O acidente
A batida com o helicóptero — um Sikorsky UH-60 Black Hawk do Exército dos EUA — ocorreu quando o avião da American Eagle estava a poucos metros da cabeceira do aeroporto nacional Ronald Reagan. Havia três tripulantes na aeronave militar.
O controlador de tráfego aéreo chegou a perguntar ao helicóptero sobre a separação de segurança entre as duas aeronaves, mas não houve resposta, conforme revela um áudio.
Resgate
Socorristas foram enviados imediatamente ao local da tragédia. Embarcações e mergulhadores começaram as buscas por sobreviventes nas geladas águas do rio Potomac.
No momento do acidente, fazia cerca de 0ºC em Washington. Perto do aeroporto, as rajadas de vento superavam 40 km/h, e a temperatura no rio Potomac estava entre 0º e 4ºC. Neste contexto, um sobrevivente do acidente poderia suportar entre 15 minutos e 30 minutos às condições adversas.
Donnelly informou que a aeronave está a cerca de 2,5 m de profundidade, em águas escuras e turvas, cobertas de pedaços de gelo. “Estamos vasculhando cada centímetro quadrado do espaço para ver se conseguimos encontrar alguém”, disse.
Ao amanhecer, o Sindicado dos Policiais de Washington publicou no X a seguinte mensagem:
“Foi uma noite longa e árdua no [rio] Potomac. Há mais de uma dúzia de agências aqui fazendo tudo o que podem. Por favor, rezem por essas vítimas e suas famílias, bem como pelas centenas de socorristas que ainda têm muito trabalho traiçoeiro e difícil para fazer.”
Investigação e repercussão
A tragédia levou à suspensão imediata das operações no aeroporto, que fica a poucos quilômetros da Casa Branca.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu duas declarações sobre o incidente. Na primeira, expressou condolências e elogiou o trabalho dos socorristas. Na segunda, questionou a prevenção do acidente, sugerindo falhas na comunicação entre a torre de controle e o helicóptero. “Por que o helicóptero não subiu, desceu ou virou? Isso parece uma situação que poderia ter sido evitada”, afirmou.
Autoridades seguem investigando as causas do acidente, analisam imagens do momento da colisão e as gravações de conversas entre pilotos e controladores de voo.
A FAA (Administração Federal de Aviação) confirmou que o avião envolvido era um Bombardier CRJ-700, operado pela PSA Airlines para a American Airlines, e que investigações estão em andamento em conjunto com o NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes).
O Exército afirmou que o helicóptero participava de um treinamento e que está colaborando com a FAA e o NTSB.
O CEO da American Airlines, Robert Isom, divulgou um comunicado em vídeo expressando “profunda tristeza” pelo ocorrido e afirmou que a companhia está focada em apoiar as famílias das vítimas e fornecer informações precisas.
Notícias dos Poderes
Desembargadores travam sessão em protesto contra gestão no TJ
Vinte e seis magistrados se ausentaram de sessão como forma de mostrar insatisfação com a presidência
29 de Agosto de 2025 as 09h45Investimentos bilionários podem impulsionar produção de etanol de milho em 50% até 2027
28 de Agosto de 2025 as 21h53Justiça recupera R$ 5,7 milhões em multas ambientais para Mato Grosso
29 de Agosto de 2025 as 07h27Metanol importado para empresas de MT era desviado e adulterado em SP
Investigações apontam que metanol importado para empresas de MT era desviado
28 de Agosto de 2025 as 16h23Brasil tem 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes
Apenas Guarulhos e Campinas não são capitais
28 de Agosto de 2025 as 15h16Preso por esquema bilionário em SP tem fazenda de R$ 17 milhões em MT
Propriedade está em Chapada dos Guimarães
28 de Agosto de 2025 as 15h14Inscrições para Torneio de Pesca encerram no domingo (31)
28 de Agosto de 2025 as 13h45Festeja Sinop: banho na Praia do Cortado será permitido apenas nos dias do Festival de Praia
Banho não será autorizado durante a Romaria Fluvial e o Torneio de Pesca
28 de Agosto de 2025 as 13h23