Quinto consitucional
OAB receberá nomes para vaga de desembargador em agosto
Geral | 16 de Julho de 2025 as 15h 29min
Fonte: Gazeta Digital

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), estabeleceu o calendário para as inscrições dos advogados interessados em disputar a composição da lista sêxtupla para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), pelo Quinto Constitucional. A cadeira disputada é a deixada pelo magistrado Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou em junho ao completar 75 anos.
As inscrições serão feitas entre 7 de agosto e 3 de setembro. A publicação foi veiculada no Diário Oficial da OAB desta quarta-feira (16) e diz que os concorrentes poderão se registrar pelo site da entidade ou presencialmente na sede. A taxa de inscrição é de R$ 3,5 mil.
Já a votação para a formação da lista sêxtupla ocorrerá em uma sessão pública, onde votam apenas os conselheiros e a diretoria da OAB, impedindo a escolha direta pela categoria.
A lista deverá ser paritária, escolhendo os 3 homens e 3 mulheres mais votados. Após a formação da lista, o documento segue para o TJMT e votação dos desembargadores, que escolherão 3 mais votados em lista tríplice.
Depois, a lista segue para o governador Mauro Mendes (União), que terá a prerrogativa de escolher um dos 3 nomes e nomeá-lo.
Disputa
No caso dos homens, o favorito para a vaga é o advogado Ricardo Almeida, que tem visitado os gabinetes dos Poderes para garantir o apoio de magistrados. Além dele, também já declararam que disputarão a vaga os advogados Dauto Passare, Helmut Daltro, Oswaldo Cardoso, Jackson Coutinho e Pio Pena.
Já entre as mulheres são favoritas Jamille Adamczyk, que é presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA), Ana Barquet, Juliana Zafino, Michelle Dorileo e Angeliza Segura.
O Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição brasileira de 1988, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público (Federal, do Trabalho ou do respectivo Estado, caso se trate respectivamente da Justiça Federal, do Trabalho ou estadual), e não por juízes de carreira. No caso de Mato Grosso, 80% das vagas do TJ de são preenchidas por juízes de carreira e 20% para membros do MP e da OAB.
Notícias dos Poderes
MT Construir termina neste sábado à noite
Último dia da feira terá palestra sobre Inteligência Artificial e Happy Hour com Tati Faria
20 de Setembro de 2025 as 09h04Cratera de origem desconhecida é descoberta em área de incêndio em MT
Formação foi descoberta por brigadistas no Parque Estadual Serra Azul; especialistas foram acionados
20 de Setembro de 2025 as 08h52TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29Justiça dá prazo de 10 dias para réus se manifestarem em ação do MP
19 de Setembro de 2025 as 15h17Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h44AMEA visita Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h26Trabalho infantil cresce e atinge 1,65 milhão de crianças e adolescentes no Brasil
Levantamento do IBGE revela que, entre jovens de 16 e 17 anos, quase metade trabalha ao menos 25 horas por semana
19 de Setembro de 2025 as 11h11