Mártir na igreja
Padre assassinado em MT deverá ser beatificado pelo Vaticano
Nazareno Lanciotti foi morto em Jauru, em fevereiro de 2001, aos 61 anos, com um tiro na nuca
Geral | 14 de Abril de 2025 as 17h 46min
Fonte: Mídia News

O padre italiano Nazareno Lanciotti, assassinado aos 61 anos no Município de Jauru, em 2001, foi reconhecido como Mártir pela Igreja Católica e, com isso, ele poderá ser elevado ao título de beato.
O reconhecimento veio nesta segunda-feira (14), pelo Papa Francisco, que em audiência autorizou a promulgação de decretos referentes a causas de canonização.
Mártir é alguém que morreu por sua fé e essa declaração é decisiva para a beatificação de uma pessoa, já que assim não é necessário reconhecer um milagre confirmado pela medicina.
A beatificação é um processo canônico que visa venerar uma pessoa como santa em uma esfera local, ou seja, o beato não é proposto como modelo de santidade no mundo todo.
“Recebemos com muita alegria a notícia da promulgação do decreto referente ao martírio do Servo de Deus, padre Nazareno Lanciotti. Era o ponto que faltava para a sua beatificação”, afirmou Wellynthon Oliveira, responsável pelo Movimento Sacerdotal Mariano no Brasil (MSM) e membro do clero da Arquidiocese de Cuiabá.
Trajetória de fé
O padre nasceu em Roma, em 3 de março de 1940, e foi ordenado sacerdote em 1966.
Ele iniciou seu trabalho missionário em Jauru, Diocese de Cáceres, em 1971, e durante 30 anos de missão, fundou a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, além de criar 57 comunidades eclesiais rurais.
Nazareno fundou também um dispensário médico, que se transformaria em um dos hospitais mais ativos da região, além de construir uma casa de repouso para idosos, chamada “Coração Imaculado de Maria”.
Entre seus feitos está a abertura de uma escola que oferecia alimentação para centenas de crianças.
Em 1987, ingressou no Movimento Sacerdotal Mariano, tornando-se diretor nacional no Brasil. A partir de então, viajou por diversos estados organizando cenáculos de oração e retiros espirituais.
Hoje, o Movimento é um dos organizadores do Vinde e Vede, maior encontro católico de Carnaval da Região Centro-Oeste.
Padre Nazareno se destacou pelo seu compromisso com a justiça social, denunciando a exploração de crianças e adolescentes em esquemas de prostituição e tráfico de drogas. Esse teria sido o motivo pelo qual se tornou alvo de perseguições e intimidações.
A execução
O padre Nazareno jantava com colaboradores quando sua casa foi invadida por dois criminosos encapuzados que o balearam na nuca. O crime aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2001.
Ele ficou hospitalizado por 10 dias e chegou a ser transferido para São Paulo, onde morreu em 22 de fevereiro.
Notícias dos Poderes
Médico é condenado a prestar serviços comunitários por morte de bancária
A vítima tinha sido submetida a um implante nos seios; decisão saiu após 11 anos do ocorrido
26 de Abril de 2025 as 19h47Chef: investidores recusaram sociedade para 'fugir de tributos'
Investidores alegam prejuízo de R$ 2,8 milhões; Mack afirma que acusação é tentativa de coação
26 de Abril de 2025 as 12h37Pré-candidatos à Lista Sêxtupla da OAB-MT ganham destaque na disputa pelo Quinto Constitucional
26 de Abril de 2025 as 11h57Comunidade Chácaras São Cristóvão em Sinop recebe neste sábado nova edição do programa Águas na Comunidade
25 de Abril de 2025 as 22h25Homem morre atropelado por moto enquanto tentava entrar em carro, em Sinop
25 de Abril de 2025 as 17h42Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025
Governo irá investir R$ 3 milhões no projeto desenvolvido pela Seduc e Seaf neste ano
25 de Abril de 2025 as 16h51Inpasa abre mais de 30 vagas de emprego em várias áreas em MT, MS, MA e BA
25 de Abril de 2025 as 16h49Primeiro ataque fatal de onça no Brasil em duas décadas mostra como a imprudência pode colocar o ser humano em risco
Animal de 90 quilos que supostamente matou e comeu partes do zelador Jorge Avalo foi capturada nesta quinta-feira
25 de Abril de 2025 as 10h12