Sinop
Perícia mostra que hidrômetros novos estavam medindo menos do que deveriam
Equipamentos registraram um consumo 25% menor do que o normal
Geral | 11 de Outubro de 2017 as 18h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

Os resultados da calibração técnica dos hidrômetros utilizados pela Águas de Sinop não são nada animadores para os consumidores de Sinop. O laudo apresentado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), relatou falhas nas medições em boa parte dos equipamentos encaminhados para avaliação. Os hidrômetros estavam medindo menos água do que deveriam.
A perícia foi realizada em 80 equipamentos, a pedido da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada pela Câmara de vereadores de Sinop para apurar o aumento nas contas de água no município. O estudo técnico foi contratado e pago pela Águas de Sinop. O resultado integrará o relatório final da CPI.
O IPT analisou dois modelos de hidrômetros utilizados pela Águas de Sinop. Os equipamentos foram recolhidos nas residências onde houveram diferenças gritantes no consumo entre um mês e outro. Cada dispositivo foi lacrado e encaminhado para o centro de pesquisa do Instituto, que fica em São Paulo.
Conforme o relatório, 38% dos hidrômetros do tipo Itron 2015 Y, calibrados nos testes, não estavam de acordo com a Portaria 246 do Inmetro. O IPT afirma que essa não conformidade projeta uma “submedição” no parque de medidores. Ou seja, mede menos água do que de fato está sendo entregue pela concessionária. O instituto reforça em seu laudo que essa irregularidade gera prejuízos para a Águas de Sinop e que os erros de medição são em favor do consumidor. Os hidrômetros do tipo Itron Y 2015/2016 compõem 80% dos equipamentos de medição de consumo de água em Sinop.
O resultado foi ainda mais problemático com os hidrômetros do tipo LAO 2012 Y. Esse tipo de equipamento responde por 14% dos hidrômetros instalados em Sinop. Conforme o laudo do IPT, todos os equipamentos desse tipo que foram testados estavam medindo para menos. Existem aproximadamente 6 mil hidrômetros desse tipo instalados em Sinop.
O instituto afirma que as diferenças para menos nesse modelo de hidrômetro são em média de 25%. Ou seja, se estivessem calibrados corretamente, o consumo seria de 4 a 6 metros cúbicos de água para mais.
Na prática, o relatório do IPT mostra que, se existe uma cobrança abusiva sendo praticada pela Águas de Sinop, que lesa o consumidor, o problema não está no instrumento que faz a medição do consumo nas residências. Pelo contrário. A queixa teria sido maior se os hidrômetros estivessem funcionando corretamente.
O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com mkais de 100 anos de existência, o IPT figura como um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, com laboratórios e pesquisadores atuando basicamente em quatro grandes áreas: inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.
Notícias dos Poderes
TJ-MT avalia pagamento bilionário de adicional retroativo a 2,4 mil servidores
A medida segue autorização do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, publicada no último dia 22 de agosto
27 de Agosto de 2025 as 07h16MPF abre procedimento para acompanhar impactos socioambientais da Usina Hidrelétrica de Colíder
Medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto.
27 de Agosto de 2025 as 07h27Mutirão em Sinop vai trabalhar CAR Digital
Sema e parceiros farão atendimentos sobre regularização ambiental e incentivos financeiros
26 de Agosto de 2025 as 15h56Governo suspende leilão de lote de rodovias após pedido do TCE
Trechos são importantes na escoação da produção; Corte atendeu de uma das empresas interessadas
26 de Agosto de 2025 as 14h58TCE-MT aponta falhas na segurança do transporte escolar de Sinop
Foram fiscalizados 32 veículos durante a Operação Ordenada Transporte Escolar Seguro
26 de Agosto de 2025 as 14h56Festeja Sinop: Confira programação institucional do aniversário de 51 anos
26 de Agosto de 2025 as 14h53Ação solidária da Semana de Enfermagem garante doação de materiais à Apae
26 de Agosto de 2025 as 11h03Conversas no Whats revelam esquemas em recuperações judiciais em MT
Estadão começa revelar 9 mil conversas achadas no celular de advogado morto
26 de Agosto de 2025 as 10h11