Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 23 de Maio de 2025

Menu

Operação Sisamnes

PF deflagra nova fase de operação que investiga venda de sentenças

Segundo as investigações da Polícia Federal, a ação tinha como objetivo atrapalhar as operações policiais realizadas após decisões do STJ

Geral | 18 de Março de 2025 as 10h 33min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18.03) uma nova fase da Operação Sisamnes com o objetivo de investigar crimes de obstrução de Justiça, violação do sigilo funcional e corrupção ativa e passiva. Segundo as investigações, foi identificada uma rede clandestina de monitoramento e venda de informações sensíveis controladas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com a Polícia Federal, a ação tinha como objetivo atrapalhar as operações policiais realizadas após decisões do STJ.

Nas primeiras horas desta terça, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão no Tocantins, além das medidas de afastamento das funções públicas, proibição de contato e saída do país, e recolhimento de passaportes.

A Operação Sisamnes apura um suposto esquema de venda de sentenças no STJ. Em dezembro, a Polícia Federal cumpriu a segunda fase da operação, com uma prisão no Mato Grosso.

Na primeira fase, em novembro passado, foi preso Anderson de Oliveira Gonçalves, apontado como lobista do esquema. E foram afastados do cargo com uso de tornozeleira os desembargadores Sebastião Moraes e João Ferreira Filho do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Os dois já estavam fora de suas funções na Corte estadual por ordem do Conselho Nacional de Justiça.