Alertou sobre a PF
PGR denuncia segurança de lobista de MT por tentar obstruir inquérito de venda de sentenças
Geral | 04 de Novembro de 2025 as 09h 53min
Fonte: O Antagonista

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Dejair Silvestre dos Santos, segurança do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, sob acusação de tentar obstruir a investigação da Polícia Federal de venda de sentenças do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
No documento, a PGR afirma que Dejair, que é policial militar aposentado, alertou Andreson sobre a chegada de integrantes da PF para realizar busca e apreensão em sua residência em 3 de outubro.
A operação aconteceu na cidade de Primavera do Leste,em Mato Grosso. "O sr. Dejair Silvestre dos Santos, de maneira livre, consciente e voluntária, no dia 3.10.2025, atuou ativamente para obstruir investigação que apura a existência de organização criminosa voltada à venda de decisões judiciais e à apropriação indevida de informações processuais sigilosas”, diz a denúncia, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Segundo a PGR, Dejair tentou frustrar a operação e permitir que o lobista escondesse documentos e destruísse provas: “O propósito de Dejair era alertar o alvo sobre a presença policial e embaraçar a ação policial. Durante a fuga para o interior do imóvel, Dejair Silvestre dos Santos ocultou seu aparelho celular, que negou possuir. Posteriormente, o item foi localizado na parte inferior da pia do lavabo da residência".
Ele foi denunciado pelo crime de embaraçar investigação de organização criminosa, que prevê crime de reclusão de três a oito anos.
O que diz a defesa
A defesa de Dejair nega a prática de qualquer ato com a intenção de obstruir investigação judicial por parte do policial aposentado. “A defesa técnica do Policial Militar da reserva Dejair Silvestre dos Santos reafirma sua convicção na inocência do cliente, que nega ter praticado qualquer ato com a intenção de obstruir investigação judicial".
Com o oferecimento da denúncia pela Procuradoria-Geral da República e o requerimento de analise de declínio de competência, em razão de o denunciado não constar no rol do art. 102, inciso I, alínea “b”, da Constituição Federal, é natural que o ministro relator delibere pelo envio dos autos à primeira instância, onde os fatos poderão ser amplamente apurados com observância do contraditório e da ampla defesa.
"A defesa reitera que nenhum elemento concreto demonstra dolo ou intenção de embaraçar investigações, e que todas as condutas atribuídas serão devidamente esclarecidas no curso do processo.”
Andreson de Oliveira Gonçalves
O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves é investigado na Operação Sisamnes por envolvimento em um esquema de venda de sentenças do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Gonçalves está em prisão domiciliar desde julho em um condomínio fechado em Primavera o Leste, no interior do Mato Grosso.
Ao autorizar uma operação da Polícia Federal para recolher documentos, Zanin definiu que o empresário e lobista Andreson de Oliveira Gonçalves teve uma “decisiva função no verdadeiro comércio de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça”.
Ainda segundo Zanin, os “relatos descortinam indícios” de que Gonçalves “estabeleceu rede de contatos com magistrados e assessores de Ministros do Superior Tribunal de Justiça e de integrantes dos Tribunais de Justiça, bem como com uma série de intermediadores, a fim de auferir benefícios derivados de decisões judiciais e informações privilegiadas".
Notícias dos Poderes
Lula assina decreto que muda regras do vale-refeição e alimentação; confira novidades
Cartões terão de funcionar em qualquer maquininha em até um ano; nova regra deve reduzir tarifas e ampliar aceitação em restaurantes e mercados
11 de Novembro de 2025 as 20h27TCE-MT regulamenta fiscalização das emendas parlamentares estaduais e municipais
Resolução Normativa estabelece regras para garantir transparência, rastreabilidade e conformidade das transferências
11 de Novembro de 2025 as 20h20Avião militar desintegra no ar antes de cair com 20 pessoas
Causas da queda são investigadas
11 de Novembro de 2025 as 19h50Caminhão tomba, pega fogo em rodovia e deixa dois feridos em MT
Vítimas foram socorridas pelo Samu
11 de Novembro de 2025 as 16h17Bombeiros auxiliam gestante em trabalho de parto e bebê nasce dentro de viatura em Sinop
Após os primeiros cuidados, mãe e filho foram encaminhados a uma unidade hospitalar; ambos passam bem
11 de Novembro de 2025 as 15h09Esposa e filhos são condenados por homicídio de produtor rural
11 de Novembro de 2025 as 13h36Motorista passa mal e capota carro em cidade de MT
Mulher voltava para casa após o trabalho quando perdeu o controle do veículo
11 de Novembro de 2025 as 12h41Menino de 7 anos morre atropelado por caminhão de lixo em MT
Vítima foi socorrida por populares
11 de Novembro de 2025 as 12h38