Operação Office Crime
PM afastado por espancar homem com barra de ferro é investigado por morte de Renato Nery
O policial é um dos alvos da operação que investiga suspeitos de intermediação e mando do crime que culminou no assassinato de Nery
Geral | 08 de Abril de 2025 as 16h 59min
Fonte: Repórter MT

O policial militar Jackson Pereira Barbosa, que foi afastado do cargo após ser flagrado, na companhia de outros militares, espancando um homem com uma barra de ferro no dia 2 de abril em Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá), é um dos alvos da Operação Office Crimes - o Elo, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (8). O militar é investigado por suposto envolvimento no assassinato do advogado Renato Nery, ocorrido em julho do ano passado.
Conforme apontado pelo delegado Bruno Abreu, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Jackson é um dos alvos da operação que investiga suspeitos de intermediação e mando do crime que culminou no assassinato de Nery, que além de advogado, também era ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT).
De acordo com a DHPP, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um condomínio de luxo do município, onde o PM mora. O local também já foi alvo de outras buscas em novembro de 2024, meses após o assassinato do advogado. Além de Jackson, outras pessoas também são alvos da operação, mas outros nomes não foram revelados.
Preso em outra operação
Essa não é a primeira operação que o policial militar é alvo. Em março de 2022, Jackson foi preso durante as ações da Operação Simulacrum. Na época, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e Força Tática do Comando Regional I de Cuiabá foram detidos suspeitos de integrarem um grupo de “extermínio”.
Segundo as investigações policiais, os agentes simulavam confrontos com supostos criminosos para matá-los. Ao todo, cerca de 24 foram mortas e outras quatro foram vítimas de tentativa de homicídio. Um dos objetivos dos policiais seria obter promoções e colocar seus batalhões em evidência.
Notícias dos Poderes
Sema habilita Marcelândia para emissão de licenças e fiscalizações ambientais
Além do município, outras 60 cidades mato-grossenses também possuem unidades descentralizadas da gestão ambiental
18 de Agosto de 2025 as 07h00Acidente entre moto e carro deixa duas pessoas feridas; uma com perna decepada em Sinop
17 de Agosto de 2025 as 13h07Estudante de medicina de MT é encontrada morta em Vilhena; corpo será levado para VG
16 de Agosto de 2025 as 19h35Bombeiros aplicaram R$ 25 milhões em multas e fizeram 5 prisões por uso irregular do fogo
As penalidades são parte da política de Tolerância Zero contra crimes ambientais, implementada pelo Governo de MT
16 de Agosto de 2025 as 12h11Homem morre atropelado pela própria esposa após mulher confundir os pedais do carro
Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em Contagem, na Grande BH
15 de Agosto de 2025 as 15h05SES apura se empresas contratadas fizeram exames com Bioseg: 'exigiremos que todos eles sejam refeitos'
Laboratório foi interditado após operação Contraprova, da Polícia Civil
15 de Agosto de 2025 as 13h58Eletrobras inicia rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE Colíder
Classificação de segurança da usina, adquirida da Copel em 30 de maio de 2025, passou de “atenção” para “alerta”
15 de Agosto de 2025 as 11h07