Operação
Polícia Civil desarticula esquema de divulgação ilegal de HQs asiáticas pela internet
Foram cumpridas ordens judiciais para bloqueio e exclusão de acessos aos domínios do site que fazem divulgação de histórias em quadrinhos asiáticas
Geral | 15 de Abril de 2025 as 10h 21min
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (15.4), a Operação Slimeread - Traço Final, com o objetivo de desarticular um esquema de disponibilização ilegal e gratuita de conteúdos protegidos por direitos autorais, como mangás (histórias em quadrinhos japonesas), manhuas (histórias em quadrinhos chinesas) e webtoons (quadrinhos digitais coreanos), por meio da internet.
Na operação, foram cumpridas pelos policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) quatro ordens judiciais, sendo um mandado de bloqueio judicial do domínio do site que disponibiliza o conteúdo pirateado digitalmente, um mandado para exclusão de acesso aos domínios do site que exploram pirataria digital em todo o Brasil, bem como dois mandados de busca e apreensão domiciliar - um na cidade de Cuiabá, e outro em Jaciara.
As ordens judiciais, expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital, têm o objetivo de coletar provas adicionais, identificar e responsabilizar os envolvidos na administração e manutenção do site investigado. Os mandados são cumpridos com apoio da equipe da Delegacia de Polícia de Jaciara e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.
A ação faz parte de uma mobilização da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para intensificar o combate aos crimes contra a propriedade intelectual.
As investigações da DRCI tiveram início depois do recebimento de uma denúncia sobre a divulgação ilegal de conteúdos protegidos por direito autoral. Foi apurado que o site investigado, com uma média de cerca de cinco mil acessos mensais, atuava de forma estruturada para obter, indiretamente, lucros ilícitos através de monetização publicitária e doações voluntárias realizadas pela plataforma.
A conduta criminosa lesava diretamente os titulares dos conteúdos divulgados ilegalmente não apenas de forma financeira, mas também no que concerne à concorrência leal no setor audiovisual e literário, bem como à geração de empregos e recolhimento de tributos.
“Com a operação, a Polícia Civil do Mato Grosso e o Ministério da Justiça e Segurança Pública reforçam seu compromisso no combate à pirataria e à violação de direitos autorais na internet, crimes que prejudicam a economia criativa e desrespeitam o trabalho de artistas e produtores”, disse o delegado titular da DRCI, Guilherme Fachinelli.
Legislação
No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de capitais. As investigações prosseguirão para identificar toda a cadeia de envolvidos e responsabilizá-los na forma da lei.
Slimeread Traço Final
O termo faz referência ao domínio do site de desenho característico das histórias em quadrinhos e sugere o encerramento da conduta criminosa depois da ação policial.
Notícias dos Poderes
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor de Mello
Ex-presidente foi condenado por esquema de corrupção na BR Distribuidora
24 de Abril de 2025 as 21h37MP pede investigação em honorário de administrador de RJ em MT
24 de Abril de 2025 as 19h03Presidente e diretora da CDL recebem Título de Cidadão Sinopense em momento simbólico na entidade
24 de Abril de 2025 as 17h24Dorner entrega para Ministro projeto do Mercado Municipal
Estrutura de R$ 8 milhões será construída ao lado da rodoviária
24 de Abril de 2025 as 16h34Após 12 anos, ‘saga’ do Nico Baracat chega ao fim
Os 1.440 apartamentos do conjunto habitacional correspondem a 7% do atual déficit habitacional de Sinop
24 de Abril de 2025 as 15h51PF flagra 51 caminhões de soja de MT com areia em porto no PR
24 de Abril de 2025 as 15h52Presidente da Aprosoja-MT detona Fávaro: 'Para nós, não tem trazido nenhuma diferença ter um ministro daqui'
Para Lucas Beber, o ministro da Agricultura não tem priorizado Mato Grosso.
24 de Abril de 2025 as 15h44