Profissionalização
Prefeitura abre curso de formação de marinheiro fluvial auxiliar de convés
Geral | 28 de Julho de 2022 as 19h 46min
Fonte: Luciano André - Assecom

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) abriu inscrições para o curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – nível 1 (CFAQ-MAFC-MAFM). O curso é uma parceria e será ministrado pela Marinha do Brasil. Está previsto para iniciar dia 22 de agosto, com duração até 02 de setembro.
As aulas terão duração de 02 semanas e serão ministradas no período noturno (das 19h às 22h). As inscrições, que encerram dia 15 de agosto, terão um custo de R$ 8 (GRU). Os interessados em se capacitar deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na avenida das Embaúbas, 3257, setor comercial (ao lado do posto Shell, no segundo piso), das 7h às 13h.
As pessoas que realizarem o curso serão qualificadas para exercerem atividades profissionais como aquaviário do 2º grupo – fluviários, ou seja, serão habilitados para exercer a função de Comandante (CMT) de embarcações até 10 AB [exceto aquelas que transportam passageiros] na navegação interior.
As vagas serão limitadas para, até, 20 pessoas e os interessados em realizar o curso e se tornar patrão de embarcação com AB até 10, precisam preencher os seguintes requisitos:
Ser brasileiro (a), ter 18 anos completos até o dia da inscrição e ter certificado de escolaridade. Além de apresentar cópia do comprovante de residência [com CEP e emitido, no máximo, há 90 dias] ou, caso não tenha comprovante em seu nome, preencher declaração fornecida no local.
Para a inscrição, o interessado deverá apresentar, ainda, atestado médico ocupacional que comprove seu bom estado de saúde física e mental, inclusive boas condições auditivas e visuais, assinado e carimbado pelo médico e emitido há menos de 1 ano [modelo fornecido pela Agência Fluvial de Sinop], 01 foto 3x4 recente, atestado de saúde dando apto para o teste de natação e flutuação, título de eleitor e certificado de reservista.
A taxa de inscrição a ser paga pode ser emitida através do endereço eletrônico www.dpc.mar.mil.br na aba inscrição em curso EPM Organização Militar – Capitania Fluvial de Mato Grosso.
A Marinha do Brasil vem sendo parceira da Prefeitura na questão de qualificação profissional e regularização de situação documental e, em conjunto com a Sedec, que é quem agrega a pasta de Turismo, ministrou curso e formou, em dezembro de 2021, 15 aquaviários, os tornando aptos a pilotar embarcações em todo o território nacional. Em março desse ano, fez um mutirão para a regularização de embarcações com a emissão, renovação e transferência de documentos, bem como emissão de guias e demais serviços prestados pela Marinha do Brasil. Foram atendidas cerca de 270 pessoas.
Notícias dos Poderes
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor de Mello
Ex-presidente foi condenado por esquema de corrupção na BR Distribuidora
24 de Abril de 2025 as 21h37MP pede investigação em honorário de administrador de RJ em MT
24 de Abril de 2025 as 19h03Presidente e diretora da CDL recebem Título de Cidadão Sinopense em momento simbólico na entidade
24 de Abril de 2025 as 17h24Dorner entrega para Ministro projeto do Mercado Municipal
Estrutura de R$ 8 milhões será construída ao lado da rodoviária
24 de Abril de 2025 as 16h34Após 12 anos, ‘saga’ do Nico Baracat chega ao fim
Os 1.440 apartamentos do conjunto habitacional correspondem a 7% do atual déficit habitacional de Sinop
24 de Abril de 2025 as 15h51PF flagra 51 caminhões de soja de MT com areia em porto no PR
24 de Abril de 2025 as 15h52Presidente da Aprosoja-MT detona Fávaro: 'Para nós, não tem trazido nenhuma diferença ter um ministro daqui'
Para Lucas Beber, o ministro da Agricultura não tem priorizado Mato Grosso.
24 de Abril de 2025 as 15h44