Escritura na mão
Prefeitura lança Programa de Regularização Fundiária
Anúncio feito pelo prefeito Roberto Dorner irá regularizar e entregar escrituras de imóveis para 2 mil famílias sinopenses
Geral | 23 de Fevereiro de 2022 as 17h 24min
Fonte: Redação com Assessoria/Luciano André

O prefeito Roberto Dorner anunciou, em entrevista coletiva, que fará o maior programa de regularização fundiária urbana e rural, até então realizado em Sinop. A regularização fundiária urbana de interesse social (Reurb), será executado pela empresa potiguar Fundação de Apoio Á Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN). Chamado de “Escritura na Mão”, o programa beneficiará 2 mil famílias, sendo mil na área urbana e mil na área rural.
De acordo com o prefeito, os trabalhos começaram, antes mesmo desse anúncio, com o reconhecimento das áreas a serem beneficiadas com a legalização dos lotes. “Essa é uma promessa de muito tempo, de vereados, de candidatos à prefeito e, independente disso, nós achamos que a população merece ser dono legítimo da terra aonde mora”, pontuou.
Ainda segundo o chefe do Executivo, os primeiros a serem beneficiados com a escritura do seu terreno, de forma gratuita, serão os moradores do Jardim do Ouro, Chácaras Planalto, Maria Carolina I e II e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II.
O responsável técnico da FUNCERN, Diego Melo, explicou que o plano de trabalho está estimado em seis meses, ou seja, no início do segundo semestre desse ano, 2 mil famílias estarão com a escritura do seu lote na mão. “Nós já estamos sediados, aqui, em Sinop há algum tempo. Agora, nossos agentes começam o trabalho de campo, aonde visitarão cada família para iniciar a coleta dos documentos necessários para a regularização”, disse lembrando que o processo de escrituração não terá nenhum custo para o morador.
Os colaboradores da FUNCERN, que farão o trabalho de campo visitando as residências dos bairros selecionados, estarão usando uniforme (camiseta com o nome do projeto “Escritura na Mão”) e usando crachá de identificação. Uma cartilha explicativa, também, será entregue ao morador.
Dorner fez questão de salientar que esse programa de regularização fundiária é importante, tanto para o Executivo Municipal quanto para o cidadão beneficiado. “Esse mapeamento que a empresa está fazendo, esse levantamento de dados, pode ajudar a Prefeitura a tomar decisões da necessidade de novos investimentos e de onde eles devem ser aplicados. Já o morador, pra ele, vai ficar muito mais fácil pedir um financiamento no banco com a escritura do seu terreno na mão, por exemplo”.
O prefeito finalizou dizendo que esse é o primeiro grande programa de regularização fundiária do município e que pretende fazer outros, enquanto a cidade necessitar.
Notícias dos Poderes
Antiga sonda soviética vai despencar na Terra após 53 anos vagando pelo espaço
Pesquisador prevê queda da nave para o começo de maio. Com destino a Vênus, missão fracassou em 1972
28 de Abril de 2025 as 20h37Supremo autoriza PF a usar carros de desembargador e lobista
28 de Abril de 2025 as 19h34Suspeito de vender decisões no STJ cogita delação premiada
28 de Abril de 2025 as 18h50STF autoriza Estado a cortar incentivos de empresas que aderirem à moratória da soja
Ministro Flávio Dino reconsiderou parcialmente sua própria decisão liminar e restabeleceu a Lei Estadual nº 12.709/2024
29 de Abril de 2025 as 07h30Morre vendedor de balões de Sinop que teve pernas amputadas após explosão de cilindro de gás hélio
Tiago Leite de Almeida se preparava para vender balões durante a festa de uma igreja católica quando o acidente ocorreu
28 de Abril de 2025 as 16h05Sérgio Ricardo anuncia fiscalização diária do TCE-MT sobre obras do BRT
O presidente do TCE-MT realizou visita técnica nas obras do modal de transporte nesta segunda-feira.
28 de Abril de 2025 as 16h01Vereadores trocam socos e xingamentos durante sessão em MT; vídeo repercute
28 de Abril de 2025 as 15h24Apagão na Europa foi causado por 'um fenômeno atmosférico raro' e poderá demorar uma semana para normalizar
A REN informou que a normalização total da rede pode levar até uma semana, devido à complexidade do fenômeno e à necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade a nível internacional
28 de Abril de 2025 as 15h22