Mulheres, crianças e adolescentes
Prefeitura reforça canais de denúncia para a proteção durante carnaval
Condutas indesejadas e não autorizadas, como abordagens invasivas e insistentes, beijo roubado, passada de mão, “encoxada”, puxão de cabelo, toques sem consentimento, avanços, gestos ou palavras de caráter sexual, ou que façam alguma alusão a i
Geral | 27 de Fevereiro de 2025 as 10h 33min
Fonte: Assecom

As festividades de carnaval se aproximam e, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre o combate ao assédio e a importunação às mulheres, bem como a violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Sinop chama a atenção da população para os principais canais de denúncia, disque 180 e disque 100.
Em situações de assédio verbal ou físico, as mulheres, ao se sentirem constrangidas, importunadas ou se ocorrer agressão física durante o carnaval, podem recorrer aos canais de denúncia disponíveis, ao disque 180, que é da Central de Atendimento à Mulher, bem como ao 190, da Polícia Militar. O alerta do Município tem como objetivo incentivar as foliãs e foliões a denunciarem sempre que sofrerem ou presenciarem qualquer ato de violação de direitos.
Condutas indesejadas e não autorizadas, como abordagens invasivas e insistentes, beijo roubado, passada de mão, “encoxada”, puxão de cabelo, toques sem consentimento, avanços, gestos ou palavras de caráter sexual, ou que façam alguma alusão a isso, devem ser denunciadas. Conforme previsto no artigo 216-A do Código Penal, assédio sexual é crime, com pena de detenção de 1 a 2 anos.
Proteção de crianças e adolescentes:
O chamado para a conscientização é estendido, também, à proteção de crianças e adolescentes durante os dias de folia. O município abraçou a campanha nacional, “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, lançada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que reforça a importância de disseminar o canal de denúncia “Disque 100”, onde podem ser denunciadas violações de direitos humanos, incluindo a violência sexual contra crianças e adolescentes.
A iniciativa destaca que, em períodos de grandes eventos e festas, são comuns as situações de violações de direitos de crianças e adolescentes, em decorrência da ação ou omissão dos pais e responsáveis, da sociedade ou do Estado, mas que essa conduta não deve ser aceita. A campanha propõe que toda a sociedade se atente aos cuidados deste público, denunciando ocorrências de negligência, trabalho infantil, exploração e violência sexual e contribuindo para garantir uma infância e adolescência plena e digna, livre de maus tratos.
O Conselho Tutelar também está à disposição da comunidade para receber denúncias e atender demandas de violação de direitos de crianças e adolescentes. O telefone de plantão 24h é o (66) 9984-8156, por meio dele o cidadão pode denunciar de forma anônimo.
Notícias dos Poderes
Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48Casal morre após motocicleta ser atingida por carreta na BR-163 em Sinop
25 de Agosto de 2025 as 09h25Gabinete Itinerante do TJMT em Sinop é transferido para a próxima semana
25 de Agosto de 2025 as 09h00Fim da exigência de autoescolas ameaça 300 mil empregos; entenda a discussão
Ministro dos transportes, Renan Filho, acenou para possíveis mudanças no processo de obtenção da CNH, o que pode ocasionar o fechamento de autoescolas
25 de Agosto de 2025 as 07h01