Avanço
Presidente do TCE-MT recebe balanço das ações da Secretaria de Justiça
Secretário apresenta resultados do primeiro semestre e convida presidente do TCE-MT para encontro nacional sobre segurança pública
Geral | 29 de Julho de 2025 as 17h 11min
Fonte: TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu o balanço do primeiro semestre de atuação da Secretaria de Estado de Justiça. Durante reunião nesta terça-feira (20), o secretário Vitor Hugo Bruzulato Teixeira apontou avanços no combate às facções criminosas, no controle do sistema prisional e na integração com demais instituições de segurança.
Para Sérgio Ricardo, a criação da secretaria, no final de 2024, representou um avanço estratégico para Mato Grosso. “O Brasil inteiro enfrenta o problema da insegurança há décadas. Então, é fundamental que o nosso estado possa trabalhar mais especificamente, se aprofundando nessas questões, não apenas no combate, mas também na reintegração.”
O presidente também destacou a atuação da Comissão Permanente de Segurança Pública do Tribunal, que vem dando suporte para o avanço de políticas públicas no setor. “É importante que se conheçam todas as dificuldades dentro do processo de segurança e tudo que pode ser feito para a ressocialização desses que delinquiram e hoje estão presos”, acrescentou.
Durante a apresentação, o secretário de Justiça destacou os principais resultados obtidos no período, como a redução da criminalidade violenta em cidades classificadas entre as mais perigosas do país. “Tivemos, já nas primeiras semanas, uma redução de 90% dos homicídios em Sorriso. Tivemos 120 dias sem homicídios na região de Cáceres. Há muito tempo isso não acontecia”, afirmou.
Segundo ele, o trabalho da pasta está inserido no programa "Tolerância Zero às Facções Criminosas" e envolve ações de reforço à segurança nas unidades prisionais. Para tanto, vêm sendo utilizados equipamentos como scanner corporal, detectores de metal e raio-X. De acordo com o balanço, 151 pessoas foram presas por tentativa de entrada de ilícitos nos presídios.
“Isso foi feito com procedimentos operacionais mais padronizados, capacitação dos servidores e ajustes nas ferramentas tecnológicas. Estamos fazendo um controle rigoroso dos líderes das facções criminosas. Aprovamos uma lei importante, que é o raio de segurança máxima, voltada principalmente ao controle das lideranças”, explicou o titular da Sejus.
Além disso, ele adiantou que Mato Grosso sediará, no fim do ano, um encontro nacional com secretários de Justiça e convidou o presidente do TCE-MT para participar da programação. “O que Mato Grosso tem de diferente é essa união de esforços, essa integração entre as instituições com o mesmo objetivo: transformar realidades e trazer mais segurança para a sociedade”, concluiu.
Notícias dos Poderes
TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29Justiça dá prazo de 10 dias para réus se manifestarem em ação do MP
19 de Setembro de 2025 as 15h17Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h44AMEA visita Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h26Trabalho infantil cresce e atinge 1,65 milhão de crianças e adolescentes no Brasil
Levantamento do IBGE revela que, entre jovens de 16 e 17 anos, quase metade trabalha ao menos 25 horas por semana
19 de Setembro de 2025 as 11h11Salário de R$ 37 mil: concurso para a PGE de MT encerra inscrições nesta sexta
19 de Setembro de 2025 as 11h07Terceira edição do Sinop Sustentável será realizada nos dias 26 e 27 de setembro
O evento tem como objetivo apresentar sistemas sustentáveis e mostrar como eles têm contribuído para o desenvolvimento de negócios e atividades na região norte de
19 de Setembro de 2025 as 10h41