Resultados de projetos
Professor da UFMT Campus Sinop apresenta pesquisas sobre biodiversidade e mudanças climáticas na COP 30
Geral | 18 de Novembro de 2025 as 20h 07min
Fonte: Assessoria

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) esteve presente na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA). Na segunda e terça-feira, o professor do Campus Sinop, Domingos de Jesus Rodrigues, apresentou à comunidade internacional resultados de projetos de pesquisa em biodiversidade e mudanças climáticas desenvolvidos no sul da Amazônia, além de outros estudos reforçando a inclusão de povos originários e comunidades quilombolas nas redes de monitoramento ambiental e na produção de conhecimento científico.
Segundo o professor, estar na COP 30 é uma oportunidade estratégica tanto para divulgar resultados de pesquisa quanto para estreitar parcerias com instituições nacionais e internacionais que atuam na Amazônia. “O objetivo da minha presença na COP é apresentar os dados dos grandes projetos que coordeno na Amazônia, especialmente no sul desta região, entre o norte de Mato Grosso e o sul do Pará. Como esta é a conferência do clima, precisamos mostrar como estamos lidando com as ações de mitigação e com a realidade da biodiversidade amazônica”.
Na segunda-feira, ele participou de dois painéis, na Blue Zone do evento, integrando a programação “UFPA Território COP 30”. Nessa mesa, Domingos detalhou como os projetos ajudam a reduzir “vazios de conhecimento” na Amazônia, historicamente mais concentrados na Calha Norte (Belém, Manaus e região), abrindo espaço para o avanço de estudos no sul da Amazônia, menos pesquisado. Em seguida, apresentou um painel “Biodiversidade em Rede: TAOCA, PPBio, PELD e INCT‑SinBiAm”, abordando sistemas de bancos de dados ecológicos e o papel das redes de pesquisa de larga escala na Amazônia.
Já na terça-feira, o professor apresentou uma palestra dedicada a unidades de conservação e suas vulnerabilidades na Amazônia legal. Ele destacou que parte dos resultados consolidados está sistematizada em publicações, que foram levadas à
COP e entregues a representantes de órgãos de fomento e autoridades.
Segundo Domingos, a presença na COP 30 representa um marco para a UFMT e, em especial, para o Campus Sinop. “Isso coloca a UFMT no rol das grandes instituições que fazem pesquisa na Amazônia. A universidade já é reconhecida por trabalhos no Pantanal e no Cerrado e agora aparece também como protagonista em estudos no sul da Amazônia. É um passo importante para posicionar o Campus Sinop na vanguarda do conhecimento sobre essa região, que enfrenta problemas como o desmatamento desenfreado”.
Notícias dos Poderes
TCE-MT aprova medidas para destravar a comercialização de produtos da agricultura familiar em Mato Grosso
Soluções encontradas em mesa técnica visam aperfeiçoamento do SIAPP-MT e ampliação da adesão ao SISBI-POA
18 de Novembro de 2025 as 20h13Avião agrícola despenca em lavoura, mas piloto sai andando e recusa socorro em MT
Queda do Air Tractor 602 mobilizou Corpo de Bombeiro
18 de Novembro de 2025 as 15h25Lula homologa demarcação de terras indígenas e delimita áreas ocupadas por fazendas em MT
Decretos garantem a posse permanente dos povos indígenas Parecis, Irantxe-Manoki e Paresí, respectivamente, em áreas que somam mais de 250 mil hectares.
18 de Novembro de 2025 as 15h12Edição da feira é lançada apresentando novo formato do evento
18 de Novembro de 2025 as 15h09INSS tem 763 mil empréstimos consignados ativos em nome de menores; dívidas somam R$ 12 bilhões
Contratos foram autorizados antes da revogação da regra e atingem até crianças de 11 anos; novo presidente promete revisão.
17 de Novembro de 2025 as 19h47Idoso é atacado por Pitbulls no meio da rua em MT
Moradores tentaram socorrer a vítima
17 de Novembro de 2025 as 17h25Ventos de até 100 km/h e granizo: Inmet emite alertas para várias regiões de MT
O órgão alerta para riscos de quedas de energia, árvores arrancadas, alagamentos, danos em lavouras e impactos diretos na mobilidade urbana, cenário típico quando grande volume de chuva se combina com ventos fortes em curto intervalo.
17 de Novembro de 2025 as 16h04PF patina para desvendar códigos de lobistas dos tribunais
Mensagens cifradas de supostos mercadores de sentenças faziam menções a profissões genéricas
17 de Novembro de 2025 as 15h38