Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 25 de Abril de 2025

Menu

Irresponsabilidade

Professor reutiliza agulha em testes de tipo sanguíneo e 44 alunos vão parar no hospital, no ES

A Secretaria Estadual da Educação informou que os alunos estão bem e frequentando as aulas normalmente; o contrato com o docente foi encerrado

Geral | 18 de Março de 2025 as 11h 31min
Fonte: O Globo

Foto: Fabiano Rocha/15-8-2024

Uma turma de 44 alunos de uma escola estadual de Laranja da Terra, na Região Serrana do Espírito Santo, foi submetida a exames de saúde após um professor realizar testes de tipagem sanguínea reutilizando a mesma agulha em todos os adolescentes. O caso aconteceu na última sexta-feira, durante uma aula de química com alunos do 2º e 3º anos do ensino médio.

A Secretaria da Educação (Sedu) informou que os alunos, com idades entre 16 e 17 anos, estão bem e frequentando as aulas normalmente. No dia do ocorrido, todos foram submetidos a testes rápidos de diagnóstico de infecção, com resultados negativos para todas as doenças testadas.

Nesta terça-feira (18), os adolescentes realizaram exames complementares para testar a imunidade contra hepatite B e C.

Em nota, a Sedu informou que o contrato com o professor foi encerrado e o caso encaminhado para a corregedoria da pasta. O docente de química ministrava uma aula de Práticas Experimentais em Ciências sobre observação de células sanguíneas.

A pasta apontou ainda que a atividade foi realizada "sem a devida autorização da coordenação pedagógica".

"Para garantir o acompanhamento adequado dos estudantes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) realizaram uma reunião para definir os protocolos a serem seguidos. Os alunos serão submetidos a novos testes em 30 dias. Além disso, a escola promoveu um encontro com pais e alunos, contando com a presença da Semus, para prestar esclarecimentos", concluiu o comunicado.

Segundo a Polícia Civil, o caso seguirá sob investigação da Delegacia de Polícia de Laranja da Terra e detalhes da investigação não serão divulgados no momento.