Dentro das unidades prisionais
Reeducandos são qualificados pelo Programa SER Família Capacita
Cursos de eletrificação predial e assentamento de revestimentos são ofertados pelo Senai-MT, em parceria com o Governo do Estado
Geral | 26 de Fevereiro de 2025 as 13h 58min
Fonte: Assessoria - Sejus-MT

Oitenta reeducandos de unidades prisionais nas cidades de Cáceres, Peixoto de Azevedo e Várzea Grande iniciaram cursos de qualificação profissional em eletrificação predial e assentamento de revestimento cerâmico.
Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) em parceria com o programa Ser Família Capacita, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, e são realizados dentro das estruturas das unidades prisionais.
"É gratificante ver que o SER Família Capacita está transformando vidas em todo o Estado e mudando a trajetória de pessoas com novas perspectivas. Com certeza os reeducandos que souberem aproveitar esta oportunidade terão a chance de escrever uma nova história. Nosso compromisso é continuar investindo em programas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento econômico de Mato Grosso.", ratificou Virginia Mendes.
No Centro de Detenção Provisória de Peixoto de Azevedo, 40 reeducandos estão sendo qualificados em dois cursos: elétrica predial e assentamento cerâmico.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, considera a qualificação profissional um dos passos importantes para reinserir a pessoa privada de liberdade no processo de ressocialização.
“Pela educação e qualificação, o reeducando pode alcançar novas oportunidades de reinserção social”, pontuou o secretário.
Cáceres e Várzea Grande
Na unidade prisional de Cáceres, 20 reeducandos iniciaram a qualificação em alvenaria, também pelo programa Ser Família Capacita.
No Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, uma turma de 20 reeducandos começou a ser qualificada em eletricista de instalações prediais, com aulas em período integral.
O programa Ser Família Capacita foi criado com o objetivo de auxiliar na superação de vulnerabilidades sociais e um dos públicos alvos do programa são pessoas privadas de liberdade. São ofertadas qualificações dentro do programa em diversas áreas, entre elas construção civil, informática, eletroeletrônica, vestuário, entre outros.
Em janeiro deste ano, uma turma de reeducandos da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, de Sinop, iniciou o curso de qualificação em corte e costura, também ofertado pelo Senai-MT.
Notícias dos Poderes
Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48