Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 30 de Outubro de 2024

Menu

Turismo ou saúde?

Retiro promove imersão em aldeia indígena de Mato Grosso

Encontro propõe conexão corpo, mente e emoções em meio ao santuário indígena

Geral | 31 de Agosto de 2023 as 16h 59min
Fonte: Da Redação

Foto: Divulgação

Um retiro de 2 dias na aldeia Wazare/Haliti-Paresi promete unir o método da escritora best-seller Louise Hay, que defende ‘você pode curar sua vida’, com a experiência de em um território sagrado da cultura indígena mato-grossense.

A imersão ocorrerá entre 9 e 10 de setembro, em Campo Novo do Parecis, Oeste de Mato Grosso. A proposta é promover no santuário natural localizado no coração do Brasil uma conexão profunda entre corpo, mente, emoções e espírito.

O objetivo é que o participante possa “ressignificar a própria existência”. É o que explica a organizadora e facilitadora Marilei Bahnert. Segundo ela, a proposta inédita vai utilizar o método reconhecido em pelo menos 70 países. “A programação inclui exercícios de meditação, introspecção e liberação de padrões emocionais, respiração consciente, reprogramação mental, cura da criança interior, identificação e liberação de crenças familiares e limitantes”, explica.

Marilei é neuropsicopedagoga (profissão não regulamentada) e coordenadora de Educação em Campo Novo do Parecis. Apaixonada por desenvolvimento humano, buscou fazer cursos sobre como aliar o conhecimento neurocientífico às técnicas de reprogramação mental na busca da busca qualidade de vida, expansão de consciência, saúde mental e equilíbrio emocional. “O retiro vai propiciar esse momento de autoconhecimento ao participante para que possa conhecer o contexto em que se desenvolveram tais comportamentos, pensamentos e sentimentos e assim poder mudar”, explica a facilitadora.

Durante o retiro, os visitantes também poderão participar de rituais promovidos pela aldeia Haliti-Pareci/Wazare, na Terra Indígena Utiariti – um local sagrado para os indígenas - conduzidos pelo cacique Rony Azoinayee. Desde dezembro de 2021, a Aldeia Wazare tem Carta de Anuência da Funai para a atividade de visitação com fins turísticos na modalidade de etnoturismo e turismo cultural indígena de vivência.

 

Método Louise Hay

No livro “Você pode curar sua vida”, que vendeu 65 milhões de cópias em 35 países, a escritora norte-americana Louise L. Hay conta sua história em que a maior parte da infância suportou trabalho pesado e abusos físicos e sexuais. Em razão desse contexto, ela teve adoecimento emocional e físico. Louise, que morreu em 2017, aos 90 anos, defende que conseguiu se curar de um câncer a partir da reelaboração de emoções e pensamentos advindos de traumas e acontecimentos negativos.