Alternativa
Roupa à prova de tubarões: novo traje resiste a mordida e pode salvar surfistas
Novo material flexível e resistente pode salvar vidas, além de abrir caminho para alternativas não letais com tubarões
Geral | 27 de Setembro de 2025 as 08h 29min
Fonte: Um só Planeta

Pesquisadores desenvolveram uma roupa de mergulho resistente a mordidas de tubarões, inclusive do temido tubarão-branco. O material, feito com fibras leves e polietileno de ultra-alto peso molecular, alia proteção e flexibilidade, tornando-se mais viável para uso recreativo do que os antigos trajes de malha de ferro. Imagens recentes mostram o tecido sendo testado contra um grande tubarão-branco em condições controladas. Mesmo sob a pressão da mordida, o material permaneceu intacto. As informações são do site Dailymail.
Segundo o professor Charlie Huveneers, líder do Southern Shark Ecology Group, os trajes não eliminam todos os perigos, mas podem reduzir significativamente traumas e perda de sangue em ataques: “Nossos resultados indicam que essas roupas podem salvar vidas ao diminuir os efeitos de lacerações graves e perfurações”.
O estudo testou quatro tecidos batizados de Aqua Armour, Shark Stop, ActionTX-S e Brewster. Todos se mostraram eficazes contra mordidas de tubarões-brancos e até de tigres. “Embora houvesse pequenas diferenças entre eles, todos reduziram danos críticos que normalmente resultariam em hemorragias severas ou até amputações”, explicou o pesquisador Tom Clarke, da Flinders University.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/I/d/X1gIB5TYCvpyBEkE5SUQ/oleksandr-sushko-zzbzbgy-hjo-unsplash.jpg)
Dados da Universidade da Flórida apontam que, em 2023, dobrou o número de mortes, oriundas de ataques de tubarões. Foram 10 fatalidades registradas. Os cientistas esperam que os trajes resistentes a mordidas incentivem o abandono de medidas letais contra tubarões — como abates e redes de contenção — e fortaleçam soluções de convivência.
“Nosso estudo mostrou que esses materiais podem reduzir o impacto até mesmo de mordidas severas de tubarões de 3 metros, o que abre espaço para estratégias de mitigação não letais”, reforçou Clarke. Estima-se que um milhão de tubarões sejam mortos por ano, a maioria pela prática de cortar barbatanas para sopa.
Notícias dos Poderes
Ciclista idoso morre atropelado em rodovia e motorista foge
A vítima foi arremessada para um riacho e morreu na hora; o condutor do carro não foi encontrado
29 de Setembro de 2025 as 15h53GRAN lança o SAVIA, novo marco da verticalização em Sinop
O SAVIA nasce para transformar o modo de viver em Sinop, criando um novo legado urbano.
29 de Setembro de 2025 as 15h40Sérgio Ricardo anuncia censo do TCE-MT para mapear realidade dos municípios
29 de Setembro de 2025 as 14h04Uso indevido do fogo em propriedades rurais gera R$ 205 milhões em multas em MT
29 de Setembro de 2025 as 13h57Cuiabana conquista o 3º lugar em concurso de miss trans na Tailândia
Isabelle Castro representou o Brasil pela primeira vez no evento e disputou com outras 10 candidatas
29 de Setembro de 2025 as 10h56Pecuarista invade terra indígena de MT para criar gado e abastecer exportações da JBS à União Europeia, diz ONG
O Greenpeace diz que Mauro Fernando Schaedler cria gado ilegalmente na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, e que o rebanho é vendido a frigoríficos da JBS. A empresa nega irregularidades
29 de Setembro de 2025 as 10h48Projeto da Empaer coloca Sinop em 1º lugar em número de produtores orgânicos de MT
Município alcançou 37 declarações de produtor orgânico emitidas pelo Governo Federal
29 de Setembro de 2025 as 09h35Jovem perde o controle da moto, bate em mureta e morre
Vítima morreu no local
29 de Setembro de 2025 as 08h15