Efeito Loki
Sema afasta mais três servidores; exonera contratado e abre PADs
Mauren revela que orgão prestou mais de 20 informações ao Gaeco
Geral | 05 de Setembro de 2023 as 17h 47min
Fonte: Folha Max

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) ajuda integralmente com a “Operação Loki”, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) para apurar fraudes no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A Secretaria destaca a atuação conjunta com o Ministério Público de Mato Grosso para identificar quem infringe regras e adotar todas medidas legais cabíveis, com o compartilhamento integral de provas e informações.
"A Sema é totalmente transparente em todos os seus atos administrativos. Durante as investigações, foram mais de 20 pedidos de informação do Ministério Público atendidos prontamente pela gestão para possibilitar a investigação de todos os indícios de fraude. O acesso a todos os sistemas de controle é amplo e irrestrito aos órgãos fiscalizadores para combater a ilegalidade e promover a eficiência no serviço público", destaca a secretária da Sema, Mauren Lazzaretti.
Nesta terça-feira, a Sema-MT afastou três servidores das funções relacionadas com o setor florestal, demitiu um contratado e abriu Processos Administrativos Disciplinares (PAD) para apurar a responsabilidade dos acusados. Outros dois servidores foram afastados do setor em 31 de agosto.
São investigadas fraudes que teriam ocorrido antes de 2018, por meio da Operação Loki, do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), que é um desdobramento da Operação Polygonum. “O combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, inclusive na área ambiental, dependem da cooperação e transparência dos órgãos da administração pública, em apoio aos órgãos de persecução. Neste caso a ofensa não é apenas contra a administração ambiental, mas em desfavor de toda a coletividade, uma vez que atinge um bem que pertence à presente e futuras gerações”, disse a Delegada de Polícia Civil Alessandra Saturnino, designada pela Polícia Judiciária Civil de MT para atuar na força tarefa ambiental do Gaeco.
Além disso, todos os dados da secretaria estão abertos e transparentes para possibilitar o controle social, o acesso à informação, auditorias e fiscalização de órgãos de controle. A Pasta também observa o decreto 129/2019, que dispõe sobre a integração entre o Ministério Público e as Entidades Administrativas do Estado, para a prevenção e detecção de ilicitudes em atos administrativos estaduais.
Notícias dos Poderes
Antiga sonda soviética vai despencar na Terra após 53 anos vagando pelo espaço
Pesquisador prevê queda da nave para o começo de maio. Com destino a Vênus, missão fracassou em 1972
28 de Abril de 2025 as 20h37Supremo autoriza PF a usar carros de desembargador e lobista
28 de Abril de 2025 as 19h34Suspeito de vender decisões no STJ cogita delação premiada
28 de Abril de 2025 as 18h50STF autoriza Estado a cortar incentivos de empresas que aderirem à moratória da soja
Ministro Flávio Dino reconsiderou parcialmente sua própria decisão liminar e restabeleceu a Lei Estadual nº 12.709/2024
29 de Abril de 2025 as 07h30Morre vendedor de balões de Sinop que teve pernas amputadas após explosão de cilindro de gás hélio
Tiago Leite de Almeida se preparava para vender balões durante a festa de uma igreja católica quando o acidente ocorreu
28 de Abril de 2025 as 16h05Sérgio Ricardo anuncia fiscalização diária do TCE-MT sobre obras do BRT
O presidente do TCE-MT realizou visita técnica nas obras do modal de transporte nesta segunda-feira.
28 de Abril de 2025 as 16h01Vereadores trocam socos e xingamentos durante sessão em MT; vídeo repercute
28 de Abril de 2025 as 15h24Apagão na Europa foi causado por 'um fenômeno atmosférico raro' e poderá demorar uma semana para normalizar
A REN informou que a normalização total da rede pode levar até uma semana, devido à complexidade do fenômeno e à necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade a nível internacional
28 de Abril de 2025 as 15h22