Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Domingo 16 de Novembro de 2025

Menu

Clima

Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades no Brasil

Há oito alertas do Instituto Nacional de Meteorologia ativos

Geral | 16 de Novembro de 2025 as 19h 29min
Fonte: Globo Rural

Foto: Divulgação

A semana começa com a influência de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, mantendo chuva, vento e oito alertas ativos, incluindo um de perigo intenso, do Instituto Natural de Meteorologia (Inmet) em diferentes regiões do país.

O sistema entrou no Rio Grande do Sul neste domingo (16/11), após causar temporais fortes na Argentina e no Uruguai, e segue nesta segunda-feira (17/11) em direção a Santa Catarina e Paraná.

A frente perdeu organização ao cruzar o território gaúcho, o que reduziu a possibilidade de temporais amplos, mas ainda favoreceu episódios isolados de vento forte e granizo. No Rio Grande do Sul, a madrugada desta segunda ainda terá chuva entre o Norte e o Leste do Estado, com chance de chuva forte em pontos localizados, segundo informações do portal MetSul. Em Santa Catarina, a passagem da frente manterá chuva generalizada e risco de temporais isolados, condição que também alcança áreas do Paraná.

O Inmet mantém oito alertas em vigor. Há aviso de perigo por tempestades em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e no sul e centro-oeste de São Paulo, com previsão de chuva de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo.

Um segundo aviso, de perigo intenso, abrange o centro-oeste gaúcho, Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, válido até as 3h desta segunda-feira, e prevê chuva superior a 60 mm/h ou acumulados acima de 100 mm/dia, além de ventos que podem ultrapassar 100 km/h.

No Sul e Sudoeste do Rio Grande do Sul, há alerta de perigo potencial para queda de temperatura, com declínio previsto entre 3°C e 5°C.

No litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, segue ativo o aviso de perigo para ventos costeiros até as 18h desta segunda, com intensificação do vento e possibilidade de movimentação de dunas.

No Amazonas, a porção oeste do Estado permanece sob alerta de perigo por chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h.

Outras áreas apresentam condição de instabilidade moderada. Os alertas de perigo potencial abrangem o norte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, centro-sul de Minas e Triângulo Mineiro, centro-sul de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, parte central do Amazonas e Roraima. Nessas regiões, a previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e chance isolada de granizo, com risco baixo de danos.