Censo anual
Sérgio Ricardo anuncia censo do TCE-MT para mapear realidade dos municípios
Geral | 29 de Setembro de 2025 as 14h 04min
Fonte: TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou a criação de censo inédito para mapear a realidade socioeconômica dos municípios do estado. Durante a abertura do I Encontro Técnico sobre a Reforma Tributária, nesta segunda-feira (29), o presidente explicou que o levantamento anual incluirá dados populacionais, socioeconômicos e informações sobre arrecadação e emprego.
A novidade garantirá o cruzamento de informações com a prestação de contas dos prefeitos, oferecendo um diagnóstico mais detalhado para orientar políticas públicas e decisões estratégicas. “Nós vamos comparar as contas, a prestação de contas dos prefeitos com a realidade que nós sabemos. Nós já sabemos de muita coisa, nenhum município se autossustenta e aí isso vai ficando cada vez pior”, afirmou Sérgio Ricardo.
Segundo o presidente, a iniciativa complementará os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ajudará a entender problemas estruturais que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Além disso, vai subsidiar a implementação da Reforma Tributária, garantindo que políticas públicas sejam planejadas de forma estratégica e equilibrada.
“Nós vamos detalhar tudo, desde qual é o tamanho da terra que tem, qual é o tamanho do perímetro do município, o que ele pode plantar, o que dá para plantar, implantação de indústrias, o redirecionamento de incentivos fiscais, direcionar o incentivo fiscal para determinados municípios para que empresas se instalem nesses municípios”, acrescentou o conselheiro.
A precisão das informações ganha ainda mais relevância diante do novo modelo fiscal, que terá reflexos diretos na arrecadação dos municípios. Conforme apontado durante o Encontro Técnico, promovido pela Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento (COPSFID), Mato Grosso será o segundo estado mais impactado pela redistribuição prevista na reforma.
Foi o que destacou o presidente da COPSFID, conselheiro Valter Albano, que coordena o evento. “O que me preocupa muito, e isso é uma âncora do presidente Sérgio Ricardo, é a distribuição do desenvolvimento. O governo tem que promover o desenvolvimento, levar para onde tem que ser, para diminuir ao máximo as desigualdades e o instrumento tributário é fundamental para isso”, analisou na ocasião.
I Encontro Técnico
Ao longo de dois dias, o Encontro do TCE-MT reúne prefeitos, técnicos e especialistas nesta segunda-feira (29) para debater os impactos da Reforma Tributária no estado. O evento vai preparar os municípios para a transição, que se inicia já em 2026, ajudando a garantir políticas permanentes que assegurem o desenvolvimento igualitário e evitem prejuízos às gestões.
A programação inclui palestras sobre temas como a substituição de tributos como ICMS e ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o fim dos incentivos fiscais para atração de indústrias. O evento é realizado no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e na TV Contas (Canal 30.2), garantindo a participação de gestores de todo o estado.
Notícias dos Poderes
Ciclista idoso morre atropelado em rodovia e motorista foge
A vítima foi arremessada para um riacho e morreu na hora; o condutor do carro não foi encontrado
29 de Setembro de 2025 as 15h53GRAN lança o SAVIA, novo marco da verticalização em Sinop
O SAVIA nasce para transformar o modo de viver em Sinop, criando um novo legado urbano.
29 de Setembro de 2025 as 15h40Uso indevido do fogo em propriedades rurais gera R$ 205 milhões em multas em MT
29 de Setembro de 2025 as 13h57Cuiabana conquista o 3º lugar em concurso de miss trans na Tailândia
Isabelle Castro representou o Brasil pela primeira vez no evento e disputou com outras 10 candidatas
29 de Setembro de 2025 as 10h56Pecuarista invade terra indígena de MT para criar gado e abastecer exportações da JBS à União Europeia, diz ONG
O Greenpeace diz que Mauro Fernando Schaedler cria gado ilegalmente na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, e que o rebanho é vendido a frigoríficos da JBS. A empresa nega irregularidades
29 de Setembro de 2025 as 10h48Projeto da Empaer coloca Sinop em 1º lugar em número de produtores orgânicos de MT
Município alcançou 37 declarações de produtor orgânico emitidas pelo Governo Federal
29 de Setembro de 2025 as 09h35Jovem perde o controle da moto, bate em mureta e morre
Vítima morreu no local
29 de Setembro de 2025 as 08h15Motorista embriagado causa acidente entre dois carros em Sinop
Condutora do outro veículo ficou ferida
29 de Setembro de 2025 as 08h09