BRT
Sérgio Ricardo assume relatoria do BRT e quer conclusão das obras em janeiro de 2026
A avocação foi publicada no Diário Oficial de Contas desta quinta-feira (10) e leva em conta a complexidade técnica e o impacto social e financeiro do projeto
Geral | 11 de Abril de 2025 as 12h 26min
Fonte: TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, assumiu a relatoria de oito processos referentes à implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande. A avocação foi publicada no Diário Oficial de Contas (DOC) desta quinta-feira (10) e leva em conta a complexidade técnica e o impacto social e financeiro do projeto, que ultrapassa os R$ 468 milhões de reais.
Diante de uma série de atrasos e falhas, o presidente vem cobrando celeridade máxima nas obras. “A população de Cuiabá e Várzea Grande não pode mais esperar. O BRT é uma obra essencial para melhorar a mobilidade urbana e garantir dignidade no transporte público. Ao assumir a relatoria, vamos acompanhar de perto cada passo, cobrar resultados e garantir que essa obra seja finalmente entregue à população”, afirmou.
Recentemente, o contrato com a empresa que atuava na implementação do modal foi rescindido pelo Governo do Estado, que recebeu aval do TCE-MT para publicar os editais para a contratação de novas empresas. “Nosso objetivo é fazer com que esse projeto seja concluído até janeiro de 2026”, completou Sérgio Ricardo, que também defende que os trabalhos sejam realizados em três turnos e aos fins de semana.
Além de transferir todos os processos relacionados ao BRT em tramitação no Tribunal para o presidente, a decisão estabelece que os que vierem também estejam sob sua relatoria. De acordo com Sérgio Ricardo, a avocação permitirá uma atuação mais estratégica sobre uma das obras públicas mais importantes em execução no estado.
A avocação foi fundamentada em parecer da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), que classificou o projeto como de alta relevância. Segundo o documento, o BRT envolve múltiplos órgãos públicos, contratos de grande vulto e impacto direto sobre a mobilidade urbana de mais de um milhão de pessoas na Capital e em Várzea Grande.
“O potencial de impacto do tema reafirma a importância e a necessidade de visão estratégica da autoridade máxima do órgão de controle e seu envolvimento direto na análise e decisão na demanda de alta complexidade, assegurando a integridade e a consistência das decisões do Tribunal. Não por outra razão, que a avocação de processos internos sob sua jurisdição é uma prerrogativa natural e legal do presidente do TCE-MT, quando se trata de assuntos de alta relevância”, diz trecho do parecer técnico.
O posicionamento foi reforçado pela Consultoria Jurídica Geral do TCE. “A relatoria presidencial, em casos de tamanha envergadura, afigura-se como instrumento essencial para viabilizar o diálogo institucional qualificado e a construção de soluções coordenadas, alinhando-se à própria vinculatividade da atuação administrativa - e de controle - ao interesse público, mesmo em seara de aparente discricionariedade”, sustenta o consultor jurídico-geral do TCE-MT, Grhegory Maia.
A decisão também determinou a instauração de um acompanhamento simultâneo das obras, que, de acordo com o presidente, serão monitoradas diariamente pelos auditores do TCE-MT já designados para o trabalho. “O Tribunal já está acompanhando, mas vai acompanhar ainda mais de perto cada etapa do cronograma e atuar para evitar novos atrasos”, concluiu Sérgio Ricardo.
Notícias dos Poderes
Acidente envolvendo carreta e carro deixa uma pessoa morta na BR-163 entre Sinop e Sorriso
18 de Abril de 2025 as 12h17Novo restaurante japonês em Sinop tem cardápio autoral e combinações ousadas
Emiko é a marca premium da maior rede de delivery de comida japonesa do Sul do Brasil
17 de Abril de 2025 as 15h18Pretenso candidato ao Governo, Wellington quer Janaina e Medeiros para Senado
17 de Abril de 2025 as 15h12Piloto morre ao invadir preferencial e ser atingido por carro
Ele sofreu várias fraturas e perdeu um pedaço da perna no local.
17 de Abril de 2025 as 14h51Trabalhador morre prensado por chapas de concreto de seis metros durante expediente em obra
Caso é investigado
17 de Abril de 2025 as 14h48Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos
17 de Abril de 2025 as 11h49Adolescente sofre infecção generalizada ao tentar impressionar o namorado com vape
'Disseram-me que, se eu tivesse chegado ao hospital algumas horas depois naquele dia, teria morrido', contou Isabelle Troncao, de 16 anos
17 de Abril de 2025 as 11h45Detran orienta condutores para viajar em segurança durante o feriado da Páscoa
A recomendação é que os condutores verifiquem a documentação e façam uma checagem completa nas condições do veículo antes de viajar
16 de Abril de 2025 as 21h07