Mapeamento do setor
Servidores da Sedec vão a campo para cadastrar atividades de mineração de MT
Sedec e Agência Nacional de Mineração iniciam trabalho pioneiro para acompanhar as atividades minerárias no subsolo mato-grossense
Geral | 18 de Fevereiro de 2025 as 10h 55min
Fonte: Débora Siqueira – Assessoria - Sedec

Os 33 novos servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) vão a campo para fazer o cadastro das atividades minerais no Estado para conhecer a realidade deste setor econômico em Mato Grosso. A proposta do Governo é de construir políticas públicas, incentivar o empreendedorismo e a produção sustentável.
Na segunda-feira (17.2), eles começaram um treinamento de 30 dias, com foco em legislação, metodologias e práticas de monitoramento. A Sedec firmou acordo de cooperação com a Agência Nacional de Mineração (ANM) para que as ações de acompanhamento das atividades minerárias no Estado sejam realizadas em conjunto entre Estado e União. A previsão é que as atividades iniciem em abril.
Mestra em Geociências, com MBA em Perícia Ambiental, a geóloga Gleice dos Santos Reis está entusiasmada com o trabalho que será desenvolvido pela Sedec na área de mineração. Ela é uma das integrantes da recém-criada Secretaria Adjunta de Mineração.
“Esse trabalho que a Sedec vai desenvolver será pioneiro, com o objetivo de conhecer e acompanhar todas as pesquisas e atividades de mineração no Estado, identificando o que há no subsolo. Acredito que será uma nova oportunidade para Mato Grosso desenvolver ainda mais o setor mineral, que, muitas vezes, deixa a desejar em termos de desenvolvimento e pesquisa. É um Estado muito grande e ainda há muito a ser descoberto”, comentou.
A Secretaria Adjunta de Mineração terá o papel de evidenciar a realidade do setor e fomentar seu crescimento. Apesar de a extração autorizada de ouro ser uma das principais atividades, há outras frentes com potencial de desenvolvimento, como as rochas ornamentais e fosfáticas, que podem ser utilizadas na fabricação de fertilizantes para a agricultura.
O secretário adjunto de Mineração, Paulo Leite, ressaltou que o Estado tem competência constitucional para acompanhar as outorgas, tanto de alvarás de pesquisa, quanto de portarias de lavra. Por isso, os servidores da pasta terão a responsabilidade de cadastrar todos os mineradores e áreas de pesquisa, além de apoiar e fomentar o setor mineral.
“É um grande trabalho que precisa ser feito, especialmente a pesquisa mineral. Este é apenas o começo, com a chegada da primeira equipe, que será a base técnica para nossas ações. Essa equipe mostrará o que temos no subsolo de Mato Grosso. O primeiro passo será cadastrar todos os envolvidos na mineração no Estado e conhecer a realidade para, assim, definir as prioridades”, explicou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou o potencial econômico do setor. Segundo ele, em 15 anos, a mineração tem capacidade para se tornar tão relevante quanto o agronegócio para Mato Grosso, tanto em participação no PIB quanto na movimentação da cadeia de comércio e serviços.
"O setor mineral tem muito a mostrar, mas ainda há pouca pesquisa. Precisamos apoiar a pesquisa mineral, pois existem dezenas de outros minérios com potencial de exploração dentro do Estado. O mais importante é que a atual gestão garantiu segurança jurídica para atrair investimentos em todos os setores. Com a criação da Adjunta de Mineração, Mato Grosso deve transformar seu potencial mineral em um motor de desenvolvimento econômico e social. Quem quiser investir, encontrará regras claras e estabilidade", afirmou.
Notícias dos Poderes
Ação solidária da Semana de Enfermagem garante doação de materiais à Apae
26 de Agosto de 2025 as 11h03Conversas no Whats revelam esquemas em recuperações judiciais em MT
Estadão começa revelar 9 mil conversas achadas no celular de advogado morto
26 de Agosto de 2025 as 10h11Acompanhante relata tentativa de calote de vereador em Cuiabá
Thay Moura disse em podcast que precisou ir até a Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento de programa de um parlamentar cuiabano
25 de Agosto de 2025 as 20h41Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
26 de Agosto de 2025 as 07h23Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49