Decisão unânime
STF derruba lei de MT que impunha sanções a invasores de propriedades
Decisão reforça que leis estaduais não podem estabelecer punições adicionais para crimes já disciplinados pela legislação federal
Geral | 05 de Março de 2025 as 15h 39min
Fonte: Isso é Notícia

O ministro relator Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou inconstitucional a Lei nº 12.430/2024 do Estado de Mato Grosso, que impunha sanções a ocupantes ilegais de propriedades privadas rurais e urbanas. A decisão foi tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.715 na sexta-feira (28), em plenário do órgão.
A norma estadual proibia pessoas condenadas por invasão de terras de receber benefícios sociais do governo estadual, assumir cargos públicos e firmar contratos com o Poder Público. No entanto, Dino entendeu que a lei invadiu a competência exclusiva da União para legislar sobre direito penal e normas gerais de contratação pública. Em setembro de 2024, o ministro já havia suspendido a lei a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que argumentou que a norma ia além da competência do Estado.
“Compreendo que a incidência de uma espécie de “Direito Penal Estadual” abala as regras estruturantes da nossa Federação e cria grave insegurança jurídica, inclusive em virtude do risco de multiplicação de normas similares de Direito Penal”, destacou.
O relator ressaltou que o Código Penal já prevê sanções para os crimes de violação de domicílio e esbulho possessório, não cabendo aos estados ampliar as penalidades.
“Ante o exposto, julgo procedente o pedido para, reconhecida a usurpação da competência privativa da União, nos moldes do art. 22, I e XXVII, da Constituição Federal, declarar a inconstitucionalidade formal da Lei do Estado de Mato Grosso nº 12.430/2024”, finalizou.
Acompanharam o voto de Dino os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Nunes Marques, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, André Mendonça, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.
Notícias dos Poderes
Jovem de Mato Grosso é vice-campeã no BT 100 de Sinop
24 de Agosto de 2025 as 16h33Tenista de 66 anos passa mal durante torneio e morre em hospital de Cuiabá
Atleta chegou a ser reanimado, mas não resistiu
24 de Agosto de 2025 as 14h22Justiça do Paraná autoriza transfusão de sangue em bebê após pais recusarem procedimento por motivos religiosos
Segundo Tribunal de Justiça, bebê de três meses tem síndrome de Down, cardiopatia congênita e está internado com dengue grave e sepse
22 de Agosto de 2025 as 19h13Governo de MT publica edital para concurso da PGE com 15 vagas para Procurador do Estado
Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pela execução das provas; inscrições começam no dia 4 de setembro
22 de Agosto de 2025 as 18h04Colisão entre caminhonete e picape deixa três mortos e quatro feridos na MT-208
22 de Agosto de 2025 as 16h58Assaltantes de banco em Brasnorte eram clientes da agência e usariam o dinheiro para pagar agiotas, diz polícia
Crime ocorreu no fim de julho, quando quatro homens armados com fuzis invadiram a agência bancária
22 de Agosto de 2025 as 11h57Tragédia na BR-163: colisão entre carro e caminhonete mata dois motoristas em Sorriso
Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (22) e interditou totalmente a rodovia entre Lucas do Rio Verde e Sorriso.
22 de Agosto de 2025 as 10h54