Suspeita na justiça
STF mantém prisão de lobista envolvido em esquema de venda de sentenças em Cuiabá
Andreson de Oliveira Gonçalves foi preso em novembro de 2024, apontado como o intermediário em um esquema de venda de decisões judiciais
Geral | 23 de Fevereiro de 2025 as 14h 43min
Fonte: Isso é Notícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão do lobista e empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, preso durante a operação que investigou um esquema de venda de sentenças, em Cuiabá. Ele está preso na Penitenciária Central do Estado (PCE) desde novembro de 2024.
Por unanimidade, o magistrado reconheceu que Andreson tinha função decisiva de comando no esquema de venda de decisões judiciais e de informações processuais privilegiadas, que envolveria, em tese, intermediadores, advogados e servidores públicos.
Segundo o ministro Cristiano Zanin, diálogos recentes comprovaram a propensão do lobista a práticas ilegais e constatou que a liberdade pode fazer com que Andreson cometa os mesmos crimes , além de apresentar riscos às investigações.
“A ousadia e a complexidade da trama delitiva não podem ser ignoradas, impondo-se, neste instante, um freio a potenciais riscos de recidiva criminosa, sobretudo diante de contingências que maculam e descredibilizam o sistema de Justiça”, diz trecho da decisão.
Durante a Operação Sisamnes, mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, afastados das funções no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por suspeita de envolvimento em vendas de decisões judiciais. As investigações apontaram Andreson como o intermediário no esquema.
Entenda o caso
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido pela Polícia Federal em um condomínio de luxo em Cuiabá, em outubro de 2024, como parte da Operação Ultima Ratio, que apura corrupção e venda de sentenças e afastou cinco desembargadores de Mato Grosso do Sul. O alvo foi Andreson, apontado como o principal lobista do advogado Roberto Zampieri.
De acordo com as investigações, foram encontrados áudios de Andreson no celular de Roberto Zampieri, em que relata cobranças de pagamentos em aberto ao advogado. Durante as buscas, um notebook foi apreendido na casa do lobista.
Em agosto de 2024, mensagens no celular de Roberto Zampieri também levaram ao afastamento dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. O lobista seria um dos responsáveis por aproximar o advogado de desembargadores.
Caso Zampieri
Em dezembro de 2023, o advogado Roberto Zampieri, de 57 anos, morreu após ser baleado com pelo menos 10 tiros dentro do próprio carro, em Cuiabá. Vídeos de câmera de segurança mostram o momento em que a vítima é surpreendida por um homem de boné, que disparou pelo vidro do lado do passageiro, e fugiu em seguida.
Segundo a Polícia Militar, o advogado saía do escritório que trabalhava quando o crime aconteceu. As equipes foram até o local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.
Em julho do ano passado, o produtor rural Aníbal Manoel Laurindo foi indiciado como um dos mandantes da morte de Zampieri. As investigações comprovaram a ligação de Aníbal com o intermediário do crime, o coronel do Exército Luiz Cacadini, e o vínculo do coronel com os atiradores, que também foram indiciados, em fevereiro.
Confira abaixo os envolvidos na morte do advogado, segundo a Polícia Civil:
- Aníbal Manoel Laurindo (mandante);
- Coronel Luiz Cacadini (financiador);
- Antônio Gomes da Silva (atirador);
- Hedilerson Barbosa (intermediador, auxiliar do atirador e dono da pistola 9mm usada no assassinato).
Notícias dos Poderes
Acompanhante relata tentativa de calote de vereador em Cuiabá
Thay Moura disse em podcast que precisou ir até a Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento de programa de um parlamentar cuiabano
25 de Agosto de 2025 as 20h41Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
26 de Agosto de 2025 as 07h23Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48