Julgamento
STF rejeita preliminares das defesas e julgamento do mérito fica para quarta-feira
Advogados tentaram apontar suspeição de Moraes, Zanin e Dino, além de colocar em xeque delação
Geral | 25 de Março de 2025 as 18h 11min
Fonte: Isto é

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira, 25, todas as preliminares apresentadas pelas defesas dos acusados no inquérito da trama golpista e manteve a análise do processo no colegiado. O julgamento para a análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) será retomado nesta quarta-feira, 25.
A Corte analisa se torna o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu por ao menos cinco crimes. Além dele, outros sete aliados serão julgados pela Suprema Corte nesta quarta.
Uma das preliminares rejeitadas trata da nulidade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que embasa a denúncia. Os advogados de defesa dos investigados apontam inconsistências nas declarações de Cid, além de um suposto enviesamento devido à participação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, em uma audiência com o delator.
Os ministros afastaram a possibilidade e mantiveram a validade da delação premiada. Mesmo com a unanimidade, o ministro Luiz Fux criticou as sucessivas delações premiadas de Cid que, segundo ele, “sempre apresentava uma novidade”.
Ele reforçou que os questionamentos se tratam em relação ao colaborador e não ao Poder Judiciário. Entretanto, ele afirmou que não era o momento oportuno para invalidar a delação, mas abriu brechas para recuar no curso do processo.
Fux, por sinal, foi o único ministro a votar contra a análise do processo na Primeira Turma da Suprema Corte. Em seu voto, ele afirmou que o processo não deveria ser do STF, mas, se for de competência da Corte, defendeu que a decisão deveria ser referendada no plenário. Ele foi voto vencido por todos os ministros.
Os ministros ainda afastaram, por unanimidade, as preliminares apresentadas pelas defesas sobre a nulidade do processo, a suspeição de ministros da Primeira Turma e a questão de juiz de garantias. Em todos, o colegiado entendeu que os assuntos foram precificados e que não há irregularidades.
A análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República deve ser retomada às 9h30 desta quarta-feira. A sessão deve começar com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que deverá ler um resumo de seu voto.
Em seguida, votam nesta ordem: Flávio Dino, Luiz Fux, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin. Nos bastidores, a expectativa é de que o julgamento se encerre no começo da tarde.
Notícias dos Poderes
MP pede relatórios sobre situação da Usina de Colíder
Órgão solicitou informações referente a segurança e aos impactos ambientais
19 de Agosto de 2025 as 17h10Sem análise completa, TCE deve barrar volta de descontos dos consignados em MT
Durante a reunião, Janaina reforçou o apelo da Assembleia para que nenhum desconto em folha seja retomado enquanto os contratos não forem integralmente auditados
19 de Agosto de 2025 as 14h49Sérgio Ricardo destaca suspensão da Moratória da Soja pelo Cade e reforça atuação do TCE-MT sobre o tema
Em nota técnica assinada nesta segunda-feira (18), o Cade acusou 30 exportadoras de formação de cartel e duas associações representativas de indução à conduta uniforme
19 de Agosto de 2025 as 14h15Prefeitura prorroga até 15 de setembro prazo para adesão ao mutirão de renegociação fiscal
19 de Agosto de 2025 as 13h57Sinop participa e apresenta 6 propostas na etapa estadual da Conferência das Cidades
19 de Agosto de 2025 as 13h45Veja vídeos:Incêndio é registrado em supermercado no município de Nova Monte Verde
19 de Agosto de 2025 as 13h39Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT
Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do prazo para defesa ou recurso
19 de Agosto de 2025 as 10h32Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Multa diária de R$ 50 mil é fixada por radar inoperante
19 de Agosto de 2025 as 10h26