Validação
STF valida tomada de bens sem ordem judicial em caso de inadimplência
Maioria dos ministros votou a favor do Marco Legal das Garantias, que permite que bancos e credores peguem imóveis e veículos
Geral | 03 de Julho de 2025 as 12h 23min
Fonte: Giullia Colombo - Redação poder360

O STF (Supremo Tribunal Federal) validou na 2ª feira (30.jun.2025) a apreensão de bens em casos de inadimplência, mesmo sem ordem judicial. A medida vale para casos em que o bem foi dado como garantia.
Por 10 a 1, os ministros votaram a favor do Marco Legal das Garantias (lei 14.711 de 2023), que permite a tomada extrajudicial de bens. A ação foi protocolada por associações de juízes e oficiais de Justiça, que afirmam que a norma prejudica o direito de defesa das pessoas e pode abrir espaço para abusos. O julgamento se deu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros não debatem publicamente e só depositam os seus votos no sistema.
Na prática, veículos colocados como garantia de um financiamento, execução de créditos garantidos por hipoteca e execução de garantia imobiliária em concurso de credores podem ser dados e alienação fiduciária.
No julgamento, venceu o voto do relator, ministro Dias Toffoli, que defendeu a validade das regras, mas ressaltou que o devedor que tiver os bens apreendidos pode acionar a Justiça contestando a tomada. Ele foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Roberto Barroso.
“Não pode haver resistência do devedor no momento da tentativa de retomada, sendo necessário acionar o Judiciário nessa hipótese”, afirmou Toffoli em seu voto. Leia a íntegra.
O ministro Flávio Dino também acompanhou o relator, mas com ressalvas. Disse que o Detran não deveria poder apreender bens sem uma decisão judicial, e considerou essa parte da norma irregular.
A ministra Cármen Lúcia foi a única a divergir. Ela votou pela inconstitucionalidade do Marco Legal das Garantias. Para Cármen, a tomada de bens sem decisão judicial desrespeita direitos básicos dos cidadãos.
Notícias dos Poderes
CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18Oito cidades de Mato Grosso terão provas do CNU; salários chegam a R$ 9,3 mil
Segunda edição do CPNU tem inscrições abertas até 20 de julho; estado pode ter vagas no INSS, MDA e Agência de Mineração
03 de Julho de 2025 as 16h06Toyota Hilux 2026 tem novo design vazado; o que esperar?
Novidades surgiram na Ásia, onde a Toyota (e a Hilux) são fortíssimas
03 de Julho de 2025 as 15h44Soldado maranhense tem perna amputada ao pisar em mina na guerra da Ucrânia
03 de Julho de 2025 as 11h28Os 10 carros com as peças mais baratas do Brasil em 2025
Valor da cesta de peças deve ser levado em consideração na hora da compra de um carro; veja as que têm menor custo no Brasil
03 de Julho de 2025 as 11h14