Força tarefa
Suposta onça que matou caseiro é capturada no Pantanal; veja imagens
Macho de 94kg foi capturado de madrugada por força-tarefa
Geral | 24 de Abril de 2025 as 07h 54min
Fonte: CNN Brasil

Uma onça-pintada apontada como a responsável pela morte de um caseiro no interior do Mato Grosso do Sul foi capturada no Pantanal. O animal é um macho, de 94 quilos, e estava sendo perseguido por um grupo de sete pessoas: um pesquisador, dois guias e quatro policiais militares ambientais.
Na onça foram instalados um acesso venoso e um monitor de frequência cardíaca e temperatura. O acesso venoso poderá ser usado caso haja necessidade de aplicar um anestésico no bicho.
“Vamos levar esse animal para o centro de reabilitação e tentar entender o que aconteceu. Dá pra ver que o animal está bem magro”, comentou o pesquisador Gedienson Araújo, que fazia parte da equipe de busca.
Nessa segunda-feira (21), o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, morreu vítima do ataque do animal próximo ao pesqueiro Touro Morto, no Pantanal. O local fica no encontro dos rios Miranda e Aquidauana, que estão cheios por conta das chuvas, o que dificultou as buscas.
Armadilhas
Para que a onça-pintada fosse capturada, foram montadas 10 armadilhas de laço, recomendadas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em volta da residência, uma vez que o animal estava retornando ao local após a morte de Jorge.
Assim que foi capturada, a onça-pintada foi sedada com dardos tranquilizantes e encaminhada imediatamente para capital, em uma viatura do Instituto Reprocon, que possui jaula específica para o transporte.
Como é a região onde o homem foi atacado
A região de Touro Morto, local onde um homem de 60 anos morreu após ser atacado por uma onça-pintada, está localizada no município de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul. A área é de difícil acesso e está situada a aproximadamente a 150 quilômetros da cidade de Miranda.
Caracterizada pela natureza selvagem, com vegetação densa e rica biodiversidade, a região é parte integrante do bioma do Pantanal sul-mato-grossense. A área territorial do município é de 17.008,5 Km², e deste total 75% é coberto pelo Pantanal.
Um estudo realizado pelo Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostra que o Pantanal é o bioma brasileiro com maior índice de espécies preservadas. A região é habitat natural de diversos animais, incluindo a onça-pintada e a onça-parda.
O pesquisador Heriberto Gimenes Junior, mestre em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), destaca que a geografia da região pantaneira e uma série de fatores que incluem o alto grau de conservação do ecossistema favorecem a preservação e refúgio das espécies.
Notícias dos Poderes
Médico é condenado a prestar serviços comunitários por morte de bancária
A vítima tinha sido submetida a um implante nos seios; decisão saiu após 11 anos do ocorrido
26 de Abril de 2025 as 19h47Chef: investidores recusaram sociedade para 'fugir de tributos'
Investidores alegam prejuízo de R$ 2,8 milhões; Mack afirma que acusação é tentativa de coação
26 de Abril de 2025 as 12h37Pré-candidatos à Lista Sêxtupla da OAB-MT ganham destaque na disputa pelo Quinto Constitucional
26 de Abril de 2025 as 11h57Comunidade Chácaras São Cristóvão em Sinop recebe neste sábado nova edição do programa Águas na Comunidade
25 de Abril de 2025 as 22h25Homem morre atropelado por moto enquanto tentava entrar em carro, em Sinop
25 de Abril de 2025 as 17h42Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025
Governo irá investir R$ 3 milhões no projeto desenvolvido pela Seduc e Seaf neste ano
25 de Abril de 2025 as 16h51Inpasa abre mais de 30 vagas de emprego em várias áreas em MT, MS, MA e BA
25 de Abril de 2025 as 16h49Primeiro ataque fatal de onça no Brasil em duas décadas mostra como a imprudência pode colocar o ser humano em risco
Animal de 90 quilos que supostamente matou e comeu partes do zelador Jorge Avalo foi capturada nesta quinta-feira
25 de Abril de 2025 as 10h12