Hilux e Corolla
Supremo autoriza PF a usar carros de desembargador e lobista
Geral | 28 de Abril de 2025 as 19h 34min
Fonte: Mídia News

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a utilizar, em operações policiais, os veículos do desembargador do Tribunal de Justiça João Ferreira Filho, do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e outros três advogados.
Os carros – de alto valor comercial – foram apreendidos pela própria Polícia Federal em novembro passado, durante a Operação Sisamnes, que apura um suposto esquema de venda de sentença na Justiça de Mato Grosso. A suspeita surgiu a partir de mensagens colhidas no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023 em Cuiabá.
A decisão é de terça-feira passada (23) e atende pedidos feitos pela corporação ao ministro.
Entre os carros estão três Toyota Corolla e três Toyota Hilux. Um Corolla pertence ao desembargador João Ferreira, e duas Hilux ao lobista Andreson.
Os outros veículos pertencem à esposa de Andreson, a advogada Mirian de Mello Gonçalves, e aos também advogados Rafael Macedo Martins e Rodrigo Vechiato da Silveira.
Na decisão, Zanin destacou que a medida "atende ao interesse público, uma vez que atende à demanda por veículos com características similares à dos veículos apreendidos, para uso em operações da Polícia Federal, ao mesmo tempo que minimiza os efeitos deletérios que a apreensão sem uso dos automóveis produz".
Apesar da permissão, o ministro determinou que a Polícia Federal envie relatórios periódicos à Justiça sobre o estado de conservação dos veículos.
Os veículos serão usados pela superintendência de Mato Grosso e também pela Dicor (Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção).
Confira a lista dos veículos autorizados para uso:
Toyota Corolla, cor branca – propriedade de João Ferreira Filho
Honda HR-V EXL HS, cor branca – propriedade de Rafael Macedo Martins
Toyota Hilux, cor branca – propriedade de Andreson de Oliveira Gonçalves
Toyota Hilux, cor cinza – propriedade de Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves
Toyota Hilux, cor cinza – propriedade de Andreson de Oliveira Gonçalves
Toyota RAV4, cor cinza – propriedade de Rodrigo Vechiato da Silveira
Toyota Corolla, cor branca – propriedade de Rafael Macedo Martins
Toyota Corolla, cor branca – propriedade de Rodrigo Vechiato da Silveira
Operação Sisamnes
Em novembro do ano passado, a Operação Sisamnes teve como alvos de medidas cautelares o desembargador Sebastião de Moraes Filho, o desembargador João Ferreira Filho, o advogado Flaviano Kleber Taques Figueiredo, os empresários do ramo de mineração e sócios do grupo Fource Valdoir Slapak e Haroldo Augusto Filho, além do advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho de Sebastião de Moraes Filho.
Também foram alvos o ex-assessor Rodrigo Vechiato da Silveira, o ex-servidor do Tribunal de Justiça Rafael Macedo Martins, o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e sua esposa, a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues Gonçalves.
O principal alvo da Operação Sisamnes foi o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como um dos principais envolvidos em um esquema de venda de sentença no Superior Tribunal de Justiça.
Na ocasião, Zanin, definiu a prisão de Andreson, que está preso até os dias atuais, e ainda determinou o bloqueio de bens do lobista – entre contas pessoais e de suas empresas - em R$ 6 milhões, e da sua esposa Mirian Gonçalves em R$ 1 milhão.
Foram dez alvos, que também sofreram busca e apreensão. As ordens de busca e apreensão foram cumpridas pela PF em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.
Notícias dos Poderes
Idoso fica 1h sem sinais vitais, e é reanimado após ter óbito atestado por dois médicos na BA
Equipe de funerária estava a caminho da unidade de saúde para buscar o corpo, quando foram notados sinais vitais
14 de Agosto de 2025 as 22h30PGR não vê envolvimento de desembargadores em fraudes no TJMT e pede volta à 1ª instância
ubprocuradora-geral da República pediu que inquérito relativo à Operação Sepulcro Caiado volte a tramitar junto à primeira instância ante a ausência de elementos que indiquem envolvimento de desembargadores em fraudes investigadas
14 de Agosto de 2025 as 19h40STF confirma ressarcimento bilionário aos consumidores de energia por tributos cobrados a mais
Ainda não está claro o impacto da decisão nas tarifas de energia, que, a depender do caso, poderiam até ser elevadas para reaver recursos já devolvidos
14 de Agosto de 2025 as 18h31Anatel revoga obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações
Código tinha o objetivo de reduzir o número de ligações indesejadas
15 de Agosto de 2025 as 07h00TCE descobre falcatruas de bancos para lesar servidores do Estado
14 de Agosto de 2025 as 15h48Leilão de concessão da Rota Agro tem deságio de 19,7% no pedágio
Consórcio Rota Agro Brasil apresentou a melhor proposta na disputa
14 de Agosto de 2025 as 15h15Conselheiro destaca atuação do TCE-MT por ocasião de agosto ser consagrado o Mês da Primeira Infância
O conselheiro ressaltou que a atuação de vanguarda veio bem antes da edição da lei federal 14.617/2023, que instituiu o mês dedicado à fase da vida
14 de Agosto de 2025 as 16h06