Economia criativa
Tatuador de Sinop finaliza estúdio com crédito da Desenvolve MT
Crédito obtido junto à agência foi decisivo para a conclusão do projeto, possibilitando a finalização dos detalhes
Geral | 24 de Julho de 2025 as 09h 38min
Fonte: Desenvolve MT

A busca por estabilidade financeira é o ponto de partida para muitas carreiras, mas para Fernando Grutzmann, o seu caminho também foi marcado por tintas, agulhas e uma paixão inabalável pela arte. Natural de Chapecó (SC) e residente em Sinop (480 km de Cuiabá) há quase 20 anos, Fernando conseguiu transformar o amor pela tatuagem em uma profissão de sucesso. E recentemente, com o apoio da Desenvolve MT, ele realizou o sonho de abrir seu próprio estúdio, um marco importante em sua trajetória.
“A Desenvolve MT foi muito importante para mim nessa transição para eu ter o meu próprio estúdio, ter as coisas como eu sempre quis. Num momento de precisão eu consegui, através da agência, atingir as minhas metas e objetivos com relação ao meu ateliê de tatuagem”, contou Fernando.
O primeiro contato do profissional com a tatuagem veio aos 15 anos, influenciado pela irmã mais velha. A partir desse momento, mergulhou de vez nesse universo, buscou referências, aprimorou suas técnicas de desenho, frequentou uma escola de artes plásticas e nunca mais parou.
“Sempre achei que deveria acreditar nas minhas ideias”, relembra. Mesmo enfrentando resistência social e dificuldades técnicas em uma época sem as facilidades digitais de hoje, Fernando deu o primeiro passo com coragem e conquistou seu primeiro kit de tatuagem por meio de um financiamento básico, com o aval do pai.
Fernando fala como, por influência da época, sempre soube que teria que trabalhar. Aos 16 trabalhava em uma metalúrgica durante a semana e como tatuador nos finais de semana, até que, aos 21 anos decidiu trocar o emprego na metalúrgica pelo ofício da tatuagem, ao perceber que já ganhava mais como artista nos finais de semana.
Apesar de ter começado cedo, foi apenas em 2006, já com mais experiência na área, que Fernando se estabeleceu em Sinop. Desde então, seguiu investindo na carreira, estudou novas técnicas, aperfeiçoou seus traços e adquiriu equipamentos de qualidade para oferecer um trabalho cada vez mais profissional.
Durante mais de uma década, ele atendeu em salas comerciais alugadas. Com o tempo, percebeu que as redes sociais transformaram a forma de divulgar seu trabalho, tornando possível atrair clientes mesmo fora do centro da cidade. Aproveitando essa nova dinâmica, construiu um estúdio em casa. No entanto, com o crescimento da família, os planos precisaram mudar e logo ficou claro que era hora de buscar um espaço maior.
A obra do estúdio, cuidadosamente planejada por Fernando, acabou sendo prolongada com a chegada da pandemia. O aumento nos custos dos materiais comprometeu o orçamento e forçou o adiamento temporário de um sonho que já estava em construção. Foi nesse momento que Fernando conheceu a Desenvolve MT.
O crédito obtido junto à agência foi decisivo para a conclusão do projeto, possibilitando a finalização de detalhes como a pintura e garantindo um espaço acolhedor, confortável e seguro para receber clientes de todo o Estado.
Hoje, com mais de 25 anos de trajetória, Fernando celebra cada conquista marcada com esforço, dedicação e amor pela arte. Ele se considera privilegiado por ter acompanhado de perto a evolução do universo da tatuagem da velha guarda às novas gerações. E quando fala sobre o futuro, o tom é de leveza e paixão, “Quero ser um velhinho de bengalinha tatuando ainda.”
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros firma parceria com prefeituras para orientação em projetos para captação de recursos
Recursos obtidos pelos municípios deverão ser usados em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
25 de Julho de 2025 as 15h39Com mega projeto, consórcio arremata concessão do novo cemitério
Projeto prevê investimento de R$ 12,5 milhões e mais de 100 mil sepulturas
25 de Julho de 2025 as 14h24Vigia Mais MT tem 128 municípios habilitados e 14.550 câmeras em funcionamento
Programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso tem contribuído para recuperar carros roubados, prender foragidos e dar suporte aos forças policiais
25 de Julho de 2025 as 10h56Aeroporto de Sinop alcança novo recorde histórico de movimentação no 1º semestre
Com fluxo de 219 mil viajantes representa crescimento de 13% em relação ao número de embarques e desembarques do mesmo período de 2024
25 de Julho de 2025 as 09h48Sema inicia cadastro de voluntários para resgate e manejo de animais silvestres em unidades de conservação
Credenciamento não configura autorização imediata para o exercício das atividades
25 de Julho de 2025 as 09h10Jovem de 21 anos morre ao sofrer descarga elétrica em fazenda de Itanhangá
Funcionário lavava máquina agrícola com bomba elétrica quando recebeu a descarga na zona rural; tentativas de reanimação foram em vão
25 de Julho de 2025 as 08h19Homem morre após viver um mês consumindo apenas cerveja na Tailândia
Um caso extremo de alcoolismo e negligência alimentar terminou em morte em Ban Chang. A vítima de 44 anos, Thaweesak Namwongsa, recusou-se a comer qualquer alimento sólido e foi encontrada morta cercada por mais de cem garrafas vazias.
25 de Julho de 2025 as 07h48Sorriso está entre as 20 cidades mais violentas do Brasil
O município mato-grossense registrou 59,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2024, segundo o Anuário; maioria das cidades mais violentas concentra‑se no Nordeste.
24 de Julho de 2025 as 16h52