Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Agosto de 2025

Menu

Caixas no vermelho

TCE vai investigar fraudes financeiras em Prefeituras de Mato Grosso

Novos prefeitos alegam que os relatórios apresentados pelos ex-prefeitos contêm fraudes, revelou o presidente do TCE

Geral | 31 de Janeiro de 2025 as 09h 54min
Fonte: VGN

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, afirmou que todos os novos prefeitos dos municípios do Estado foram notificados para apresentar um relatório detalhado sobre a situação financeira encontrada nas prefeituras. “Existe uma série de fraudes que foram cometidas na prestação de contas, ali no apagar das luzes, pelos prefeitos que perderam”, declarou o presidente.

Na manhã desta quinta-feira (30.01), Sérgio Ricardo conversou com jornalistas durante uma vistoria nas obras do BRT, na Capital. De acordo com o TCE, os novos prefeitos têm identificado divergências entre os valores registrados nos caixas das prefeituras e as informações apresentadas pelas gestões que deixaram o cargo em 2024.

“51% dos prefeitos foram reeleitos, mas temos recebido muitas reclamações dos 49% [novos] eleitos. Muitos deles alegam que os relatórios apresentados pelos ex-prefeitos contêm grandes fraudes”, afirmou o presidente do Tribunal de Contas.

Para resolver a situação, o Tribunal irá convocar as gestões atuais e as anteriores para analisar os relatórios financeiros apresentados.

“Nos dias 18 e 19, vamos ouvir os prefeitos. Queremos saber o que dizem aqueles que saíram, o que alegam ter deixado e o que, na realidade, aqueles que assumiram estão encontrando”, explicou.

De acordo com o presidente, o Tribunal analisará as contas das gestões anteriores, comparando os relatórios prestados com os documentos apresentados pelas novas administrações. As contas serão julgadas com base nessa análise comparativa.

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), revelou que o caixa da cidade enfrenta uma dívida de aproximadamente R$ 1 bilhão, incluindo pagamentos de contratos e folhas de pagamento de funcionários. Já a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), acredita que o déficit no município pode ser ainda maior do que o registrado na capital.

Em entrevista concedida na última sexta-feira (24), Moretti afirmou que diversos processos e fornecedores têm procurado a nova gestão para informar débitos que não constam no sistema da prefeitura.