Ressarcimento
Tesouro afirma que INSS arcará com ressarcimento de descontos irregulares
Secretário Rogério Ceron descarta, por ora, envolvimento do Tesouro no pagamento de R$ 6,3 bilhões indevidamente cobrados de beneficiários
Geral | 30 de Abril de 2025 as 07h 39min
Fonte: CNN Brasil

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse, nesta terça-feira (29), que, por enquanto, o Tesouro Nacional não foi envolvido nas discussões sobre o ressarcimento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) que tiveram mensalidades descontadas irregularmente entre 2019 e 2024.
Segundo ele, qualquer eventual pagamento deverá ser feito com recursos do próprio orçamento do INSS.
“Esse problema está sendo tratado integralmente pelo próprio órgão, que está realizando o trabalho de apuração dos valores devidos e identificando quem eventualmente teve esses descontos ilegais”, explicou Ceron durante coletiva de imprensa para falar dos resultados do Tesouro de março.
A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram uma operação na semana passada que identificou que entre 2019 e 2024, entidades associativas cobraram mensalidades não autorizadas de aposentados e pensionistas, sem o devido consentimento dos beneficiários, configurando uma violação grave das normas. O valor total das cobranças irregulares foi estimado em R$ 6,3 bilhões.
A Previdência Social vai fazer os ressarcimentos, que virão das entidades que se beneficiaram irregularmente desses descontos. No entanto, chegou a ser circulado que o dinheiro poderia sair dos cofres públicos, caso o dinheiro não chegasse até o fim do mês.
Ceron enfatizou que ainda é prematuro falar sobre a necessidade de complementação orçamentária.
“Neste momento, não podemos afirmar se haverá necessidade de aporte adicional para esses ressarcimentos. O órgão está totalmente dedicado a apurar tudo, recuperar os valores e ressarcir os beneficiários que foram prejudicados”, pontuou.
Ceron destacou que somente caso o INSS identifique que os recursos próprios não são suficientes é que o Tesouro seria chamado a participar da discussão.
“Se o órgão precisar de algum tipo de apoio, aí sim haveria uma discussão do ponto de vista da gestão orçamentária. Mas, por enquanto, o entendimento é que é possível resolver com os recursos disponíveis”, disse.
O secretário contextualizou a situação lembrando a magnitude do orçamento previdenciário.
“Os pagamentos previdenciários somam trilhões de reais. Embora o valor em questão seja relevante, ele representa uma fração desse orçamento. É claro que se trata de um passivo previsto, e o INSS terá que fazer esse trabalho de apuração”, pontuou.
Ceron também ressaltou que, dependendo dos resultados da apuração, a solução pode ser mais simples do que se imagina.
“Pode ser apenas uma questão de antecipação de valores e recuperação no próprio exercício, exigindo mais um ajuste de limite financeiro do que uma expansão de gastos. Mas tudo isso ainda é prematuro, pois primeiro precisamos concluir o trabalho de apuração”, destacou.
Notícias dos Poderes
Idoso fica 1h sem sinais vitais, e é reanimado após ter óbito atestado por dois médicos na BA
Equipe de funerária estava a caminho da unidade de saúde para buscar o corpo, quando foram notados sinais vitais
14 de Agosto de 2025 as 22h30PGR não vê envolvimento de desembargadores em fraudes no TJMT e pede volta à 1ª instância
ubprocuradora-geral da República pediu que inquérito relativo à Operação Sepulcro Caiado volte a tramitar junto à primeira instância ante a ausência de elementos que indiquem envolvimento de desembargadores em fraudes investigadas
14 de Agosto de 2025 as 19h40STF confirma ressarcimento bilionário aos consumidores de energia por tributos cobrados a mais
Ainda não está claro o impacto da decisão nas tarifas de energia, que, a depender do caso, poderiam até ser elevadas para reaver recursos já devolvidos
14 de Agosto de 2025 as 18h31Anatel revoga obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações
Código tinha o objetivo de reduzir o número de ligações indesejadas
15 de Agosto de 2025 as 07h00TCE descobre falcatruas de bancos para lesar servidores do Estado
14 de Agosto de 2025 as 15h48Leilão de concessão da Rota Agro tem deságio de 19,7% no pedágio
Consórcio Rota Agro Brasil apresentou a melhor proposta na disputa
14 de Agosto de 2025 as 15h15Conselheiro destaca atuação do TCE-MT por ocasião de agosto ser consagrado o Mês da Primeira Infância
O conselheiro ressaltou que a atuação de vanguarda veio bem antes da edição da lei federal 14.617/2023, que instituiu o mês dedicado à fase da vida
14 de Agosto de 2025 as 16h06