Pedido da OAB
TJ volta atrás e suspende proibição de blusinhas e chinelos no Judiciário
Geral | 06 de Maio de 2025 as 11h 18min
Fonte: Gazeta Digital

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim, decidiu suspender a própria portaria assinada que determinou regras mais rígidas sobre as vestimentas permitidas para acesso às dependências das unidades do Poder Judiciário em todo o estado. A medida atende ao pedido da ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT).
A resolução proibia o uso de chinelos, bermudas, chapéus, vestidos com fendas e saias curtas. Além da vestimenta, a nova norma atinge até mesmo calçados. No documento, a presidente da OAB, Gisela Cardoso, afirmou que a medida contraria os princípios constitucionais, dentre eles a dignidade da pessoa humana, o acesso à Justiça e a vedação às práticas discriminatórias e arbitrárias ao estabelecer regras restritivas quanto às vestimentas consideradas inadequadas.
A entidade ainda afirmou que a resolução compromete o caráter universal do acesso ao Judiciário e pode gerar ‘constrangimentos indevidos, em especial com relação à população hipossuficiente’.
Na nova decisão, José Zuquim afirma que a normativa adotada tinha como base, resoluções nacionais, e que a imposição de critérios mínimos de vestuário – como o uso de trajes que resguardem a formalidade e a compostura exigidas pelo ambiente forense- “não configura restrição desarrazoada de acesso, mas medida legítima voltada à manutenção da ordem, do respeito e da segurança nas unidades judiciais”.
“Cabe destacar que tal regulamentação está em consonância com práticas consagradas em diversos tribunais brasileiros, respeitando os parâmetros da razoabilidade e da proporcionalidade, e considerando o direito de acesso ao Judiciário sem descurar da preservação da imagem institucional e do adequado funcionamento das atividades jurisdicionais”, justifica.
Entre os itens proibidos estavam blusas sem manga, de alça fina, decotadas, cropped, top, tomara que caia, ombro a ombro, entre outras que exponham ombros, costas, colo e barriga. Shorts, bermudas, minissaias, vestidos curtos (menos de três dedos acima do joelho), trajes de academia e roupas transparentes, calçados como chinelos e rasteirinhas sem fixação no calcanhar; Bonés, chapéus (com exceção de fardamento policial ou uso profissional comprovado) e capacetes, capas de chuva, fantasias, roupas de banho, peças em renda ou tule transparente sem forro.
Apesar das explicações, Zuquim decidiu acatar o pedido da Ordem e suspender a resolução.
“Esclarecidas as premissas que pautaram a decisão que emanou a Resolução TJMT/OE n. 5/2025 e diante do pedido formulado, como forma de evitar maiores debates, ACOLHO o pedido formulado e DETERMINO A SUSPENSÃO dos efeitos da Resolução TJMT/OE n. 5/2025 em seu inteiro teor, até a apreciação do presente pedido pelo Órgão Especial. Determino a remessa dos autos ao Departamento do Órgão Especial para a inclusão dos autos em pauta, com a finalidade de que a presente decisão seja objeto de deliberação dos demais membros do aludido colegiado”, finaliza.
Notícias dos Poderes
Sérgio Ricardo anuncia censo do TCE-MT para mapear realidade dos municípios
29 de Setembro de 2025 as 14h04Uso indevido do fogo em propriedades rurais gera R$ 205 milhões em multas em MT
29 de Setembro de 2025 as 13h57Cuiabana conquista o 3º lugar em concurso de miss trans na Tailândia
Isabelle Castro representou o Brasil pela primeira vez no evento e disputou com outras 10 candidatas
29 de Setembro de 2025 as 10h56Pecuarista invade terra indígena de MT para criar gado e abastecer exportações da JBS à União Europeia, diz ONG
O Greenpeace diz que Mauro Fernando Schaedler cria gado ilegalmente na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, e que o rebanho é vendido a frigoríficos da JBS. A empresa nega irregularidades
29 de Setembro de 2025 as 10h48Projeto da Empaer coloca Sinop em 1º lugar em número de produtores orgânicos de MT
Município alcançou 37 declarações de produtor orgânico emitidas pelo Governo Federal
29 de Setembro de 2025 as 09h35Jovem perde o controle da moto, bate em mureta e morre
Vítima morreu no local
29 de Setembro de 2025 as 08h15Motorista embriagado causa acidente entre dois carros em Sinop
Condutora do outro veículo ficou ferida
29 de Setembro de 2025 as 08h09Carro capota e mata homem de 37 anos
Vítima chegou a ser socorrida com vida
29 de Setembro de 2025 as 07h54