Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 25 de Agosto de 2025

Menu

Ação do PT

TJMT analisa pedido para suspender emenda que limita criação de Unidades de Conservação em MT

A emenda impede a criação de novas UCs até que 80% das áreas já existentes sejam regularizadas

Geral | 03 de Março de 2025 as 11h 55min
Fonte: Isso é Notícia

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) deu andamento à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Emenda Constitucional nº 119/2024, que restringe a criação de novas Unidades de Conservação (UCs) no Estado. A emenda, aprovada pela Assembleia Legislativa e promulgada em dezembro do ano passado, impede a criação de novas UCs até que 80% das áreas já existentes sejam regularizadas e haja orçamento suficiente para indenizar proprietários afetados.

A ação foi movida pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), que argumenta que a emenda representa um retrocesso ambiental, violando normas federais e a Constituição, além de beneficiar interesses econômicos privados. No pedido, o partido solicita a suspensão imediata da norma e sua posterior declaração de inconstitucionalidade.

O relator do caso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, determinou que a Assembleia Legislativa preste esclarecimentos antes de decidir. O Ministério Público também será ouvido sobre o tema.

Os autores da ação sustentam que a emenda viola o princípio da vedação ao retrocesso ambiental e fere a competência da União para legislar sobre normas gerais de proteção ambiental, conforme previsto na Constituição Federal. Além disso, afirmam que a nova regra pode comprometer a preservação de biomas importantes como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal.

Com o pedido em análise, a norma segue em vigor até que o tribunal decida se concede ou não a suspensão solicitada. Caso a medida cautelar seja deferida, a criação de novas Unidades de Conservação poderá continuar normalmente até o julgamento definitivo da ação.