Método brasileiro
Trump assina decreto sobre segurança eleitoral que cita Brasil como exemplo
Ação executiva contra fraude eleitoral aponta para método brasileiro de identificação do eleitor a um banco de dados biométrico como caso de sucesso
Geral | 26 de Março de 2025 as 07h 56min
Fonte: CNN Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta terça-feira (25) que ele disse ter como objetivo a segurança das eleições no país.
A ordem incluiria uma pergunta sobre cidadania no formulário de votação federal e cortaria o financiamento para estados que “não tomassem medidas razoáveis para garantir sua eleição”, disse o secretário de equipe da Casa Branca, Will Scharf, ao presidente antes de assinar.
“Fraude eleitoral - você já ouviu o termo”, disse Trump, ao assinar a ordem. “Vamos acabar com isso, espero. Isso ajudará muito a acabar com isso.”, ele acrescentou.
Trump também disse que o governo planeja tomar medidas adicionais nas próximas semanas com o objetivo de acabar com a fraude eleitoral.
“Talvez algumas pessoas pensem que eu não deveria reclamar porque vencemos de forma esmagadora, mas temos que endireitar nossa eleição. Este país está tão doente por causa da eleição - as eleições falsas, as eleições ruins. Vamos endireitar isso de uma forma ou de outra”, afirmou o presidente americano.
Decreto usa Brasil como exemplo
No texto da ação executiva, publicado pela Casa Branca, os EUA usaram o Brasil como um exemplo de um país utilizou proteções eleitorais bem-sucedidas.
“Apesar do autogoverno pioneiro, os Estados Unidos agora falham em impor proteções eleitorais básicas e necessárias empregadas por nações modernas e desenvolvidas, bem como aquelas ainda em desenvolvimento. Índia e Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autocertificação para cidadania”, o texto afirma.
O decreto ainda cita modelos de outros países como a Alemanha, Canadá, Dinamarca e Suécia para comparar outros aspectos da votação dos EUA.
“Na tabulação de votos, Alemanha e Canadá exigem o uso de cédulas de papel, contadas em público por autoridades locais, o que reduz substancialmente o número de disputas em comparação com a colcha de retalhos americana de métodos de votação que podem levar a problemas básicos de cadeia de custódia”, afirma.
“Além disso, enquanto países como Dinamarca e Suécia sensatamente limitam a votação pelo correio para aqueles que não podem votar pessoalmente e não contam os votos que chegam atrasados, independentemente da data do carimbo postal, muitas eleições americanas agora apresentam votação em massa pelo correio, com muitas autoridades aceitando cédulas sem carimbo postal ou aquelas recebidas bem depois do dia da eleição”, acrescenta.
Notícias dos Poderes
MP pede relatórios sobre situação da Usina de Colíder
Órgão solicitou informações referente a segurança e aos impactos ambientais
19 de Agosto de 2025 as 17h10Sem análise completa, TCE deve barrar volta de descontos dos consignados em MT
Durante a reunião, Janaina reforçou o apelo da Assembleia para que nenhum desconto em folha seja retomado enquanto os contratos não forem integralmente auditados
19 de Agosto de 2025 as 14h49Sérgio Ricardo destaca suspensão da Moratória da Soja pelo Cade e reforça atuação do TCE-MT sobre o tema
Em nota técnica assinada nesta segunda-feira (18), o Cade acusou 30 exportadoras de formação de cartel e duas associações representativas de indução à conduta uniforme
19 de Agosto de 2025 as 14h15Prefeitura prorroga até 15 de setembro prazo para adesão ao mutirão de renegociação fiscal
19 de Agosto de 2025 as 13h57Sinop participa e apresenta 6 propostas na etapa estadual da Conferência das Cidades
19 de Agosto de 2025 as 13h45Veja vídeos:Incêndio é registrado em supermercado no município de Nova Monte Verde
19 de Agosto de 2025 as 13h39Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT
Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do prazo para defesa ou recurso
19 de Agosto de 2025 as 10h32Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Multa diária de R$ 50 mil é fixada por radar inoperante
19 de Agosto de 2025 as 10h26