Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 25 de Junho de 2025

Menu

Incidente

Turista que tentava fazer meme tropeça e rasga quadro de 300 anos em museu de Florença

Incidente aconteceu no último sábado (24). Exposição ficará fechada até 2 de julho para restauração da obra

Geral | 25 de Junho de 2025 as 07h 00min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Divulgação

Uma visitante foi acusado de danificar um quadro pintado há mais de 300 anos enquanto tentava fazer um meme no museu de Florença, no último sábado (21).

A direção da galeria italiana relatou que o retrato do príncipe Ferdinando de Medici, pintado por Anton Domenico Gabbiani em 1712, foi rasgado quando o turista se desequilibrou ao andar de costas em direção à obra.

Segundo o jornal Corriere della Sera, um homem tropeçou nos degraus de proteção instalados para manter distância dos quadros e caiu sobre a tela, causando um rasgo na altura do pé direito do príncipe.

Por causa do incidente, a exposição à qual a pintura pertence ficará fechada para o público até o dia 2 de julho. O turista, que é um italiano, não teve sua identidade revelada.

O quadro será restaurado, mas o diretor da galeria Uffizi pretende barrar esse tipo de comportamento.

"O problema dos visitantes que vêm aos museus para fazer memes ou tirar selfies para as redes sociais está se tornando generalizado: vamos impor limites muito precisos, impedindo comportamentos incompatíveis com o sentido das nossas instituições e com o respeito ao patrimônio cultural", disse Simone Verde,.

No começo do mês, um visitante quebrou uma obra do museu Palazzo Maffei em Verona, também na Itália. O homem posava para uma foto quando sentou-se na cadeira, que desmontou.

A obra do artista Nicola Bolla é uma referência ao quadro A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo. Coberta com cristais Swarovski, ela é extremamente frágil. O visitante foi processado pelo museu.

Em setembro de 2023, um turista alemão subiu na fonte de Netuno, na Piazza della Signoria, em Florença, para tirar uma selfie, e danificou o monumento.

Foto de turista que danificou estátua de Netuno em Florença — Foto: Reprodução/@DarioNardella

Foto de turista que danificou estátua de Netuno em Florença — Foto: Reprodução/@DarioNardella