Abrindo as comportas
Usina de Sinop quer receber mais visitantes
Empresa acredita que visitações ajudam a demonstrar a importância do empreendimento para sociedade
Geral | 06 de Fevereiro de 2025 as 11h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

A Sinop Energia, empresa que opera a UHE Sinop (Usina Hidrelétrica de Sinop), quer que seu empreendimento receba mais visitas no ano de 2025. A empresa está reestruturando seu programa de visitação pública. A ideia é de que conhecendo a estrutura e o seu funcionamento, as pessoas tenham a compreensão da importância e da segurança de uma Usina Hidrelétrica.
Ao longo do ano passado, em 2024, a UHE Sinop recebeu 547 visitantes. A Sinop Energia considera um número baixo. Impactaram na queda das visitações algumas obras realizadas na usina, bem como uma sequência de manutenções periódicas. A empresa informou que o programa de visitação passou por uma reavaliação e que ajustes foram feitos a partir da experiência adquirida.
Para 2025 a Sinop Energia espera receber uma média de 100 pessoas por mês, chegando na casa dos mil visitantes no ano. A empresa já realizou agenda com escolas, cursos técnicos e turistas que devem superar a marca de 100 visitantes no mês de fevereiro. A meta é conciliar a geração de energia com o turismo regional, transformando o empreendimento em um ponto turístico ambiental. “O objetivo é que as pessoas conheçam de perto como funciona uma usina hidrelétrica, sua importância para o país e os cuidados que a empresa tem com o meio ambiente”, declarou Carmen Janzen, responsável pela organização das visitas.
O programa de visitação traz 3 modalidades: Visita Técnica, Educativa e Não Técnica. A Visita Técnica é destinada a estudantes e profissionais das áreas de engenharia e outras áreas técnicas, com foco em aprofundar o conhecimento sobre os processos de geração de energia e os equipamentos utilizados na usina. A Visita Educativa é para alunos do ensino médio, apresentando de forma didática os conceitos da energia hidrelétrica, sua importância para o país e os cuidados com o meio ambiente. Alunos a partir de 14 anos podem visitar a UHE Sinop.
A última e mais democrática modalidade é a Visita Não Técnica. Aberta ao público em geral, essa visita oferece uma visão geral sobre a usina, sua história, seus impactos na região e sua importância para o desenvolvimento local e nacional.
Para agendar uma visita à UHE Sinop é preciso entrar em contato com a Sinop Energia por meio do telefone: (66) 3520-9500; WhatsApp: (66) 9 9656-8429 ou pelo e-mail visitacao@sinopenergia.com.br. O programa de visitação é gratuito.
A UHE Sinop tem sua barragem localizada nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório no Rio Teles Pires abrange os municípios de Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso. A maior parte do lago está no território de Sinop.
A implantação da usina remete ao ano de 2003, quando os primeiros estudos de viabilidade foram realizados. No ano de 2010 o empreendimento foi à leilão, sendo arrematado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Électricité de France (EDF) Brasil e Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). Em 2014 foi emitida a Licença de Instalação, dando início a obra da barragem. No ano de 2019 iniciou a geração comercial, com uma capacidade instalada de 401,88 MV.
Notícias dos Poderes
Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
15 de Julho de 2025 as 15h40Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
15 de Julho de 2025 as 15h30MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20